Taquara

Viação Taquara Ltda.
1950 - 1968

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1950 na cidade do Rio de Janeiro.

Inicia suas operações na linha de lotação Cascadura – Largo da Taquara

Em 6 de julho de 1951, inaugura sua segunda linha de lotação, a Cascadura – Freguezia, com 6 carros. 

Em novembro de 1952, explorava as linhas de lotação Cascadura – Taquara e Cascadura – Freguezia, com 25 carros de 20 passageiros, concorrendo diretamente com os bondes da Light.

Em março de 1954, foi autorizada pela Prefeitura a implantar sua primeira linha de ônibus, a S-35 (Cascadura – Granja Paraíso) com o seguinte itinerário: Ernani Cardoso, Largo do Campinho, Cândido Benício, Largo do Tanque, Nelson Cardoso, Praça da Taquara, Estrada dos Bandeirantes até o loteamento Granja Paraíso, na altura da Estrada do Guerenguê, Taquara.

Em poucos meses a linha foi encurtada para o trecho Cascadura – Largo da Taquara

Em 1955, inaugura sua segunda linha de ônibus, a 254 (Candelária – Largo da Taquara), com frota de micro-ônibus, com capacidade para 24 passageiros sentados e 15 em pé, e o seguinte itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida (atual Terminal Menezes Cortes), Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, Mariza e Barros, São Francisco Xavier, 28 de Setembro, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Mello, Padre Telêmaco, Ernani Cardoso, Largo do Campinho, Cândido Benício, Largo do Tanque, Nelson Cardoso e Praça da Taquara.


Gazeta de Notícias, 04/06/1955
Amplia


Em junho de 1955, com 25 ônibus, explorava duas linhas de ônibus: 

254 (Candelária - Largo da Taquara) e 
S-35 (Cascadura - Largo da Taquara). 

No ano seguinte, inaugura a linha Meyer - Taquara, parcial da linha 254.

Em 1957, inaugura sua terceira linha de ônibus, a 255 (Castelo – Freguesia), com o seguinte itinerário: Praça Presidente José Antônio de Almeida, Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 28 de Setembro, Visconde Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Amaro Cavalcanti, Praça Sargento Eudóxio Passos, Clarimundo de Mello, Garcia Pires, Nerval de Gouvêa, Ernani Cardoso, Largo do Campinho, Cândido Benício, Largo do Tanque, Geremário Dantas e Praça Professora Camisão.

Por volta de 1959, sua primeira  linha de ônibus, a S-35 (Castelo – Taquara) é transferida  à Viação Ocidental


Linha 254 (Castelo - Taquara), na Avenida Presidente Vargas por volta de 1961


Linha 254 (Castelo-Taquara) na Radial Oeste em novembro de 1961
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Linha 254 (Castelo - Taquara) no Largo da Carioca em junho de 1963. Foto Arquivo Nacional


Zona Sul

Em 1963, a Viação Taquara inicia suas operações na Zona Sul, ao inaugurar a linha de ônibus 555 (Hotel Leblon-Barra da Tijuca), substituindo os lotações da EAL

Segundo o Guia Rex, a linha tinha o seguinte itinerário: Praça Rubem Dário (Hotel Leblon), Niemeyer, Estrada da Gávea, Praça São Conrado, Estrada do Joá, Praça Desembargador Araújo Jorge, Estrada da Barra da Tijuca, Avenida PC (atual Armando Lombardi), Avenida Antônio Moutinho, Sernambetiba e Ilha das Pitangueiras (atual Quebra Mar da Barra). Em 1964, a linha era operada com apenas 3 carros.

Em fevereiro de 1964, em função do fim dos lotações na Zona Sul, a Secretaria de Serviços Públicos abre licitação para 5 novas linhas de ônibus: 

581 - Largo do Machado - Leblon, via Jockey
582 - Largo do Machado - Leblon
583 - Cosme Velho – Leblon. via Jockey
584 - Cosme Velho - Leblon, via Copacabana
Horto Florestal – Copacabana

A Viação Taquara ganha a concessão das linhas 583 e 584, assumindo-as somente em 1965, após transferir a linha 555 (Hotel Leblon-Barra da Tijuca) para a Amigos Unidos.

Em abril de 1964, a Viação Taquara já buscava uma garagem ou galpão para alugar, entre os bairros de Botafogo e Leblon.

Em 1964, a Viação Taquara encerra as operações de suas duas últimas linhas de ônibus de Jacarepaguá, a 254 (Castelo – Taquara) e 255 (Castelo – Freguesia), operadas precariamente, com poucos carros e material rodante ultrapassado, sendo substituídas pelas novas linhas de lotação 240 (Carioca - Taquara) e 241 (Mauá - Taquara) da Cooperativa dos Motoristas

Meses depois, a Viação Redentor inaugura a linha de ônibus 267 (São Francisco - Freguesia), reforçando o atendimento entre o Centro e Jacarepaguá.

Ainda em 1964, substituindo a empresa Martins & Simõesa Viação Taquara inicia suas operações em mais 3 linhas de ônibus na Zona Sul:

541 - Rocinha – Mourisco, via Jockey. Itinerário: Largo Boiadeiro, Estrada da Gávea, Niemeyer, Praça Rubem Dario (Hotel Leblon), Visconde de Albuquerque, Avenida Rodrigo Otávio, Praça Santos Dumont, Jardim Botânico, Humaitá, Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, rua da Passagem, General Góis Monteiro, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Xavier da Silveira, Praça Eugênio Jardim, Henrique Dodsworth, Epitácio Pessoa, Praça Almirante Saldanha Gama, General San Martin, Visconde de Albuquerque, Niemeyer, Estrada da Gávea e Largo do Boiadeiro.

542 - Rocinha – Mourisco, via Copacabana. Itinerário: Largo do Boiadeiro, Estrada da Gávea, Niemeyer, Praça Rubem Dario (Hotel Leblon), Visconde de Albuquerque, Ataulfo de Paiva, Praça Almirante Saldanha Gama, Epitácio Pessoa, Henrique Dodsworth, Miguel Lemos, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Túnel Novo, Lauro Sodré, General Góis Monteiro, rua da Passagem, Praia de Botafogo, São Clemente, rua do Humaitá, Jardim Botânico, Praça Santos Dumont, Bartolomeu Mitre, Dias Ferreira, Visconde de Albuquerque, Niemeyer, Estrada da Gávea e Largo do Boiadeiro.

546 - Santos Dumont - Rua Um. Itinerário: Praça Santos Dumont, Marquês de São Vicente, Estrada da Gávea e rua Um. 

Também entre 1963 e 1964 explorou,  por um curto período, as linhas de lotação Rocinha – Bairro Peixoto e Urca -Rocinha, extintas em março de 1964.


Linha 584 (Cosme Velho - Leblon) na rua Voluntários da Pátria por volta de 1968


A Viação Taquara encerrou suas operações em 1968,  quando explorava, com frota determinada de 40 carros, as linhas de ônibus 583 (Cosme Velho-Leblon) via Jockey e 584 (Cosme Velho-Leblon) via Copacabana, logo assumidas pela Amigos Unidos.




Prefixos da Frota

87 00, década de 1950
49 500

Garagem:  rua Ariapó, 295, Taquara, Jacarepaguá



REFERÊNCIAS:

Atropelou o leiteiro e bateu contra o muro. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 13 abril 1951. p.12.

Baixou o preço dos micro-ônibus. Rio de Janeiro. A Noite. 06 julho 1951. p.9.

Em Jacarepaguá. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 13 novembro 1951. p.6.

Violou o tacógrafo para correr à vontade. O Jornal. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1952. p.6.

Nova linha de ônibus na zona rural. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 06 março 1954. p.7.

Excesso de Lotação. Imprensa Popular. Rio de Janeiro. 23 março 1955. p.6.

Chocaram-se os Ônibus na Av. 28 de setembro. A Noite. Rio de Janeiro. 29 janeiro 1957. p.7.

Inesperada concessão feita a várias empresas. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 01 fevereiro 1957. Segunda Seção. p.1.

Viação Taquara: poucos ônibus. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 04 junho 1957. p.7.

Calamidade a Viação Taquara Ltda. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 15 abril 1961. p.5.

Garagem ou galpão. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 abril 1964. Classificados. Terceiro Caderno. p.5.

Ferro Velho. Última Hora. Rio de Janeiro. 04 dezembro 1964. p.4.

Empresa de ônibus sacrifica população. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 12 dezembro 1964. p.2.

Viação Taquara Sociedade Anônima, Assembleia Geral Ordinária. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 27 novembro 1965. Segundo Caderno. p.6.

Viação Taquara S.A. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 15 dezembro 1965. Segundo Caderno. p.7.

Viação Taquara Sociedade Anônima, Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 29 junho 1967. p.15.

Ônibus corredores feriram 17 de Copa a São Cristóvão. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 12 abril 1967. p.13.

Página lançada em 15 de novembro de 2018















Comentários