Vila Isabel


Bandeirantes Auto Ônibus S.A.
Transportes Vila Isabel S.A.

Desde 1955

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em setembro 1955 na cidade do Rio de Janeiro, por Arthur Gonçalves da Cruz, de origem portuguesa.

A sociedade foi fundada com capital de 1,2 milhão de cruzeiros, com 8 acionistas, cada um com 150 mil cruzeiros:

Arthur Gonçalves da Cruz
Agostinho Gomes, português
Arlindo Alberto de Castro, português
Domingos da Costa Fontes, português
Elvilacio Pereira da Cunha, brasileiro
Felisberto Procópio de Oliveira, português
Joaquim Ribeiro, português
Manoel Joaquim Gonçalves, português

Em 1962 a razão social da empresa foi alterada de Bandeirantes Auto Ônibus S.A. para Transportes Vila Isabel S.A.

Iniciou suas operações em 1955, com frota de 10 carros, na linha de ônibus 104 (Barão de Drummond - Lido) via Jockey, substituindo a Independência Auto Ônibus, com o seguinte itinerário: Praça Barão de Drummond, 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Haddock Lobo, Largo do Estácio, Machado Coelho, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, rua Humaitá, Jardim Botânico, Bartolomeu Mitre, Ataulfo de Paiva, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Bulhões de Carvalho, Júlio de Castilhos, Nossa Senhora de Copacabana até o ponto final na Praça Bernardelli (Lido). 


Praça Barão de Drummond em outubro de 1956
Foto Arquivo Público do Estado de São Paulo. Fundo Última Hora

Em 9 de maio de 1958, seguindo novo Plano de Transportes a linha 104 (Barão de Drummond - Lido) foi extinta, sendo substituída por duas novas linhas:

97 (Barão de Drummond - Leblon) via Jockey. Itinerário: Praça Barão de Drummond, 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Haddock Lobo, Largo do Estácio, Machado Coelho, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, rua Humaitá, Jardim Botânico, Bartolomeu Mitre e Praça Antero de Quental.

98 (Barão de Drummond - Leblon) via Copacabana. Itinerário: Praça Barão de Drummond, 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Haddock Lobo, Largo do Estácio, Machado Coelho, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Djalma Ulrich, Nossa Senhora de Copacabana, Sá Ferreira, Bulhões de Carvalho, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva e Praça Antero de Quental.

Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em janeiro de 1963, as linhas 97 e 98 foram renumeradas, recebendo as vistas  433 (Barão de Drummond-Leblon) via Copacabana e 438 (Barão de Drummond-Leblon) via Jockey.

Em meados de 1965, inaugura a linha 222 (Castelo - Barão de Drummond), com o seguinte itinerário: Avenida Graça Aranha, São José, Largo da Carioca, República do Chile, Lavradio, Senado, Mem de Sá, Santana, Presidente Vargas, Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, Osvaldo Aranha, Paraíba, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 28 de Setembro e Praça Barão de Drummond.

Em agosto de 1966, o ponto final da linha 222 foi transferido do Castelo para o Hospital Servidores. Segundo o Guia Rex, a linha passou a contar com o seguinte itinerário: Avenida Barão de Tefé, Venezuela, Edgard Gordilho, Rodrigues Alves, Praça Mauá, Acre, Uruguaiana, Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Osvaldo Aranha, Paraíba, Mariz e Barros, Ibituruna, General Canabarro, São Francisco Xavier, Professor Manuel de Abreu, Turfe Clube, 28 de Setembro e Praça Barão de Drummond.


Garagem da Bandeirantes Auto Ônibus em março de 1962
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã.

Linha 438 (Barão de Drummond-Leblon) por volta de 1965

Linha 438 (Barão de Drummond-Leblon) na Praia do Flamengo em 1965 
Foto Augusto Antonio dos Santos

Linha 433 (Barão de Drummond-Leblon) na Praia do Flamengo em 1965
Foto Augusto Antonio dos Santos

Monobloco Mercedes Benz O-321 da Linha 433 (Barão de Drummond - Leblon) 
em janeiro de 1966. O Cruzeiro, 22/01/1966

Linha 433 (Barão de Drummond-Leblon) na rua Farme de Amoedo  em junho
de 1971, num desvio das obras do interceptor oceânico
 Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Linha 433 (Barão de Drummond -Leblon) na Avenida Epitácio Pessoa, em Ipanema
Fotograma do filme Em Família de 1971

Linha 222 (Barão de Drummond-Hospital Servidores) 
na Avenida Presidente Vargas em 1971



Linhas e frota determinada em 1973

222 - Hospital dos Servidores - Barão de Drummond, 11 carros
433 - Barão de Drummond - Leblon, 34 carros
438 - Barão de Drummond - Leblon, 38 carros

Em janeiro de 1976, inaugura a linha 432 (Barão de Drummond - Leblon) via Túnel Santa Bárbara.


Novela Locomotivas da Rede Globo de 1977


Linhas em novembro de 1978


222 - Hospital dos Servidores - Barão de Drummond
432 - Barão de Drummond - Leblon, via túnel Santa Bárbara
433 - Barão de Drummond - Leblon, via Copacabana
438 - Barão de Drummond - Leblon, via Jockey

A Empresa em dezembro de 1982


Frota autorizada: 132
Linhas em operação: 6
Passageiros/mês: 1.825.221


Linhas da Vila Isabel em setembro de 1984
Para ampliar clique na imagem


Em 1991, em conjunto com a Transportes Mosa, inaugura a linha 333 (Braz de Pina-Castelo).

Linhas e passageiros transportados em 1992

157 - Estrada de Ferro - Leblon, 3.184.982 passageiros
222 - Hospital dos Servidores - Barão de Drummond, 2.619.219 passageiros
333 - Braz de Pina - Castelo, 341.428 passageiros
334 - Tiradentes - Cordovil, 473.818 passageiros
335 - Tiradentes - Cordovil (Rápido, 393.846 passageiros
432 - Barão de Drummond - Leblon, 2.798.505 passageiros
433 - Barão de Drummond - Leblon, 7.571.629 passageiros
438 - Barão de Drummond - Leblon, 7.553.342 passageiros
909 - Cordovil - IAPETEC, 332.455 passageiros

Em agosto de 1992, suspende suas operações nas seguintes linhas, exploradas em conjunto com a Transportes Mosa:

333 - Braz de Pina - Castelo, via Avenida Brasil 
334 - Tiradentes  - Cordovil
335 - Tiradentes - Cordovil, Rápido
909 - Cordovil - IAPETEC

Em 2 de dezembro de 1995, inaugura, junto com as empresas 
São Silvestre, Estrela Azul, Braso Lisboa, Alpha, Verdun e Real, duas linhas de micro-ônibus seletivos, denominados Lagoa Orla: 

S-504 - Gávea - Rio Sul
S-505 - Gávea - Rio Sul

Com frota de veículos modelos Caio Carolina, em maioria, e Marcopoli Senior G4 e tarifa de R$ 1,45, quase três vezes a tarifa de ônibus convencional. Em março de 1996, as duas linhas, com frota de 16 veículos de 15 lugares, transportavam diariamente cerca de 2.100 passageiros.

Em 9 de julho de 2005, inaugura a linha de integração metrô-ônibus 222A (São Francisco Xavier-Vila Isabel), renumerada para 605 em 2010, após a licitação do novo sistema de ônibus municipal. 

Em primeiro de maio de 2006, a Vila Isabel, em pool com a Transportes São Silvestre assume as linhas de integração metrô-ônibus Siqueira Campos-Gávea e Siqueira Campos-General Osório, substituindo a Breda Rio.

Os confortáveis ônibus da Breda Rio foram substituídos por veículos inferiores, com motor dianteiro, suspensão a molas e grande altura dos degraus, dificultando o acesso dos passageiros, principalmente idosos e pessoas com capacidade de locomoção reduzida.

Em 8 de junho de 2007, foi extinta a linha de integração metrô-ônibus Siqueira Campos-General Osório, com itinerário coincidente com a linha Siqueira Campos-Gávea.

Em dezembro de 2009, com a inauguração da estação General Osório, a linha de integração metrô-ônibus Siqueira Campos-Gávea, operada em pool com a São Silvestrefoi encurtada para o trecho General Osório-GáveaA linha foi extinta em 2016 com a inauguração das estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alá e Antero de Quental.

Em agosto de 2010, as empresas São Silvestre e Vila Isabel recebem, cada uma, um ônibus de piso baixo modelo Caio Induscar Mondego H, sobre chassi Mercedes Benz O-500 U 1726/59, com ar-condicionado, para as linha de integração metrô-ônibus Botafogo–Gávea e General Osório– GáveaEntram em operação 13 de setembro de 2010.

Em junho de 2011, em função da implantação dos corredores de faixas exclusivas de Copacabana, foram criados os seguintes serviços parciais, visando descongestionar a Avenida Nossa Senhora de Copacabana: 

120 - Central-Prado Junior
129 - Rodoviária-Praia de Botafogo, via Túnel Santa Bárbara 411 - Usina-Prado Júnior
412 - Usina-Praia de Botafogo, via Túnel Santa Bárbara
420 - Vila Isabel-Praia de Botafogo
421 - Vila Isabel-Prado Júnior
423 - Grajaú-Real Grandeza
425 - Grajaú-Real Grandeza, via Túnel Santa Bárbara
467 - Maracanã-Praia de Botafogo
475 - Meyer-Prado Junior

Na lista, a Vila Isabel operava as linhas 420 e 421, parciais das linhas 433  438.


Linha 157 (Central-Leblon) em janeiro de 2011. Modelo Caio Apache Vip II 
sobre chassi Mercedes-Benz OF 1722 M


Em abri de 2013 a Vila Isabel recebe o primeiro ônibus de piso baixo, com ar-condicionado, modelo Caio Induscar Mondego L, prefixo A27645  com carroceria Mercedes Benz O-500 Euro 5.

Em 27 de fevereiro  de 2016, a tradicional linha 438 (Vila Isabel-Barão de Drumond) foi encurtada, recebendo a vista 218 (Vila Isabel-Candelária) circular, sendo paralisada em 2020.

A linha 218 tinha o seguinte itinerário: Praça Barão de Drummond, Visconde de Santa Isabel, Mendes Tavares, Teodoro da Silva, Avenida Professor Manuel de Abreu, Dona Zulmira, rua São Francisco Xavier, Avenida Heitor Beltrão (pista direita), Silva Ramos, Gonçalves Crespo, Largo Frei Cassiano Villarosa, Felisberto de Menezes, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Viaduto dos Fuzileiros, Presidente Vargas (pista lateral), agulha acesso pista central após rua Carmo Neto, Presidente Vargas (pista central), Praça Pio X, Praça da Candelária, Praça Pio X, Presidente Vargas (pista central), Viaduto dos Marinheiros, Avenida Osvaldo Aranha, rua Pará, Senador Furtado, Mariz e Barros, Ibituruna, General Canabarro, Mata Machado, Avenida Maracanã, Praça Vanhagem, Felipe Camões, Boulevard Vinte e Oito de Setembro e Praça Barão de Drummond (ponto terminal).

Também em 2016, foi suspensa a linha 157 (Gávea-Glória) via Lagoa e a linha de integração metrô ônibus Botafogo-Gávea foi transferida para a Viação Tijuca.


Caio Mondego


Em 2019, foi suspensa a operação da linha 222 (Praça Mauá-Vila Isabel).

Em junho de 2020, a população de Vila Isabel reclamava da redução do número de veículos das linhas 432, 433 e 439.

Em 12 de julho de 2021, em dificuldades financeiras, a empresa entra com pedido de recuperação judicial no Tribunal do Estado do Rio de Janeiro.

Linhas em julho de 2021

218    Vila Isabel - Candelária, circular
432    Vila Isabel - Leblon, via Túnel Santa Bárbara
433    Vila Isabel - Prado Junior, via Lapa
439    Vila Isabel - Leblon, via Túnel Rebouças
548    Integrada 3 - Metrô Botafogo - Alvorada, via Américas

Linhas em abril de 2022, segundo o Guia Moovit

218    Vila Isabel - Candelária, circular
432    Vila Isabel - Gávea PUC, via Túnel Santa Bárbara
433    Vila Isabel - Siqueira Campos, circular, via Lapa
439    Vila Isabel - Leblon, circular, via Túnel Rebouças
548    Integrada 3 - Metrô Botafogo - Alvorada, via Américas

Em 27 de julho de 2022, após acordo com a Prefeitura que passou a subsidiar as tarifas de ônibus, a Vila Isabel  restabeleceu a linha 605 (LECD 50) Vila Isabel-Sáenz Peña, via Hospital Jesus.

Em 11 de agosto de 2022, a Prefeitura confirma a extinção das linhas 218 (Candelária-Vila Isabel) e 222 (Vila Isabel-Praça Mauá) paralisadas respectivamente desde 2020 e 2019.

Linhas em agosto de 2023

432 - Vila Isabel - Gávea, via Túnel Santa Bárbara, Estácio, Copacabana, Ipanema 
433 - Vila Isabel - Siqueira Campos, via Lapa, Estácio, Praia do Flamengo
439 - Vila Isabel - Leblon, via Túnel Rebouças, Jardim Botânico, circular
548 - Integrada 3 - Metrô Botafogo - Alvorada, via Rocinha, Américas
605 - Vila Isabel - Sáenz Peña, via Maracanã, Hospital Jesus, circular

Prefixos da frota

83 00, década de 1950
27 500

Garagem: rua Viana Drummond, 45, Vila Isabel

CNPJ: 33.333.675/0001-01



Frota

1955        10
1956        30
1962        37


REFERÊNCIAS:

Bandeirantes Auto Ônibus S.A. Ata da Assembleia Geral de Constituição. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 19 outubro 1955. p.13.

Alguns exemplos eloquentes. Voz Operária. Rio de Janeiro. 04 agosto 1956. p.11.

Proprietário da Linha 104 não quer mudar de número. Jornal do Brasil. 
Rio de Janeiro. 17 maio 1958. p.11.

Ônibus e lotações de sete emprêsas ainda paralisados pela greve. O Jornal. 
Rio de Janeiro. 12 janeiro 1963. p.10.

Ônibus vão ter os seus itinerários modificados. Luta Democrática. 
Rio de Janeiro. 17 janeiro 1976. p.7.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. 1982, dezembro.

Nova empresa opera a 333. O Globo. Rio de Janeiro. 20 setembro 1992. Jornal de Bairro. p.2.

Linha de integração para o Leme e Vila Isabel. O Globo. Rio de Janeiro. 18 maio 2005.

BAZANI, Adamo. Transportes Vila Isabel é a nona empresa a entrar em recuperação judicial no Rio de Janeiro. Diário do Transporte. 12 julho 2021.

Página lançada em 17 de abril de 2018.

Comentários

Classical Buses disse…
Deve-se acrescentar a criação da linha 439 Vila Isabel / Leblon (Via Túnel Rebouças e Jóquei), por volta de 2010.

As linhas com destino "Barão de Drumond" foram renomeadas como destino "Vila Isabel".

Na "racionalização" de linhas de ônibus, ainda foi criada a linha 218 Vila Isabel / Candelária e houve também a linha 517 Glória / Gávea (PUC) - Via Fonte da Saudade.

(Alexandre Figueiredo - Classical Buses)