Niterói


Histórico

Em 1864, a firma Vila Real & Companhia lança o serviço de diligências em Niterói, com duas linhas, uma para o Barreto e outra para Icarahy. Posteriormente uma outra empresa implanta uma linha para São Gonçalo, com 3 saídas semanais.

Em abril de 1923, é inaugurada a primeira linha de auto-omnibus da cidade,  entre a Praça Martin Affonso e o  Canto do Rio. Aos domingos a linha era prolongada até o bairro de São Francisco.

No dia 2 de novembro de 1923, a Garage Cooperativa, inaugura o serviço de omnibus entre a Estação do Maruhy e o ponto do Moura, no Fonseca, evitando baldeações. A passagem custava 1$000.

Em maio de 1926, a pedido do Prefeito, a Câmara Municipal inicia os debates para implantação de uma linha de omnibus para o Baldedor.

No dia 30 de maio de 1926, é inaugurada uma linha de auto-omnibus entre a Praça Martin Affonso e o  Canto do Rio, por iniciativa da Empreza Auto Viação Fluminense dos senhores Montenegro & Reis. A linha era operada com um ônibus Studebaker, fabricado nos Estados Unidos. Em abril de 1927 a empresa encomenda mais um ônibus, do mesmo modelo, por julgar melhor adaptado às condições de tráfego da cidade. A linha do Canto do Rio, com tarifa direta de 200 réis, passa então a contar com seção de 100 réis, no mesmo ponto dos bondes da Cantareira, na Praia das Flechas. A empresa estudava a implantação de novas linhas para o Fonseca, Neves e uma linha circular.

Em 25 de novembro de 1927, é inaugurado o serviço de auto-lotação, organizado por motoristas individuais, entre a Praça Martim Affonso, Barcas, e o Canto do Rio.


O Fluminense, 25/11/1927, p.2
 

Em março de 1929, a Companhia Cantareira inaugura a linha de auto-omnibus Barcas - Rua Gavião Peixoto, em Icarahy, com ponto final na esquina da rua 7 de Setembro.

Em 30 de setembro de 1930, a Companhia Cantareira e Viação Fluminense, inaugura o serviço de auto-omnibus especial, entre a Ponte Central das Barcas e a nova estação da Leopoldina Railway do aterro de São Lourenço, em correspondência com os trens para Rio Bonito e Nova Friburgo. A tarifa era de 200 réis. 

Em 25 de março de 1938, a empresa Rápido Fluminense, inaugura a linha Niterói-Rio Bonito, via São Gonçalo e Itaboraí.

O município de Niterói, segundo a Sinopse Estatística do Estado do Rio de Janeiro 1939/1940, contava com 5 linhas de ônibus municipais e 3 intermunicipais, transportando em 1938, com frota de 64 ônibus, cerca de 7 milhões de passageiros.

Em 4 de fevereiro de 1939, a empresa Viação Icarahy  inaugura a  linha intermunicipal Niterói – Nova Friburgo.


O Fluminense, 31/12/1953


Em 1956, é fundado o SERVE (Serviços de Viação de Niterói e São Gonçalo), que assumiu as linhas de bonde da Companhia Cantareira Fluminense. Em janeiro de 1970 o SERVE contava com 6 linhas de ônibus a diesel ativas: Viradouro, São Francisco, Avenida Sete, Circular, Cubango, Santa Rosa e Ilha da Conceição.


O Fluminense, 18/05/1956

Praça Rink em 1957


Em dezembro de 1959,  após a inauguração do novo trecho da Rodovia Rio – Teresópolis, a Viação Teresópolis inaugura a linha Niterói – Teresópolis, com duas saídas diárias por sentido e tempo de viagem de uma hora e meia.

Em abril de 1960, é anunciada a pavimentação da Estrada Francisco da Cruz Nunes, entre o Viradouro e o Largo da Batalha, dentro do plano de implantação da rodovia para Pendotiba.

No dia 2 de agosto de 1960, a Viação 1001 substitui a Viação São José na operação da linha Niterói – Cachoeiras de Macacu. 

Em 5 de setembro de 1960, em Niterói, são iniciadas as obras de construção da Avenida do Contorno, aberta ao tráfego em julho de 1966, com duas pistas de 7 metros separadas por canteiro central de 1 metro, ligando a Avenida Feliciano Sodré, em São Lourenço, à rua João de Deus Freitas no Barreto, desafogando a rua Benjamin Constant.

Em 9 de março de 1961, a Viação Santa Maria inaugura a linha Ponta da Areia - Icaraí, com frota de 3 ônibus.


Em março de 1962, a empresa Auto Viação Fluminense Ltda, que atendia o bairro do Fonseca, inaugura a operação de 6 novos ônibus.


No dia 20 de junho de 1962, a SERVE recebe 16 novos ônibus com chassi Mercedes Benz e carroceria Grassi, com capacidade para 33 passageiros sentados e 30 em pé, para serem colocados em tráfego nas cidades de Niterói e São Gonçalo. Em junho a empresa contava com 29 trólebus em operação.

No dia 7 de julho de 1962, na gestão do Governador Celso Peçanha, é inaugurada a Estrada de Itaipu, com cerca de 17 Km de extensão, totalmente asfaltada.

Em janeiro de 1963, o SERVE inaugura a linha intermunicipal Niterói - Boassu.

No dia 22 de junho de 1963, a SERVE recebe 20 novos ônibus modelos Mercedes Benz com chassi Vieira. No dia 31 de julho, inaugura a linha Ponta da Areia – Icaraí.  No dia 24 de junho  é restabelecida a operação da Linha de Santa Rosa, com 4 trólebus e nova rede aérea. Até então a linha era operada por ônibus diesel.

Em setembro de 1963, o SERVE coloca em operação os últimos dos 20 novos ônibus fabricados pela Carroceria Vieira Comércio e Indústrias S.A. No mesmo mês, com a presença da esposa do Governador Badger da Silveira,  é inaugurada a linha Ilha da Conceição – Canto do Rio, com frota inicial de 3 ônibus, com o seguinte itinerário: Ilha da Conceição, Mercado, Barão do Amazonas, Barcas, Icaraí, Canto do Rio, e vice-versa.

No dia 31 de outubro de 1963, o SERVE inaugura a linha intermunicipal Niterói - Engenho Pequeno, via Neves.


Última Hora, 1963
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Em novembro de 1964, foi concluída a obra de construção  do terminal das linhas da Zona Norte, na Avenida Visconde do Rio Branco. 

Em 3 de setembro de 1965, é aberta a Concorrência Pública para a pavimentação do trecho Largo da Batalha - Itaipu.


Linha 9 do SERVE na Avenida Roberto Silveira em 1965
Foto Manoel Fonseca


Em 1966, segundo o Guia 4 Rodas, a localidade de Itaipu era servido por duas empresas de ônibus, a Coletivos Rio do Ouro e a Viação Fortaleza.

Em setembro de 1968, a Auto Viação ABC recebe 20 novos ônibus monoblocos para operação na linha Niterói – Alcântara, que até então transportava cerca de 30 mil passageiros/dia.

Em 1968 a Viação 1001 que então operava, em sua maior parte,  linhas urbanas em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí desde 1948, é comprada pela empresa Auto Ônibus São José, de São Gonçalo, que trabalhava exclusivamente com linhas intermunicipais. A empresa além de incorporar as linhas da 1001 absorveu-lhe também o nome. Em 1983, no entanto a nova 1001 vendeu os ônibus urbanos passando a operar somente com linhas intermunicipais como a antiga Auto Ônibus São José. Em agosto de 1990, no Governo Moreira Franco,  a empresa foi requisitada pela CTC para operar em pool, com a própria CTC, a linha 996 (Charitas-Gávea), voltando então a operar linhas urbanas. No dia 29 de janeiro de 1991, quando foi divulgado o resultado da licitação para operação de novas linhas urbanas, a 1001 ganha as linhas 998 (Charitas-Aeroporto Internacional)  e duas linhas especiais, com ônibus com ar-condicionado e poltronas reclináveis, nas ligações Charitas-Gávea e Charitas-Aeroporto Internacional.

No dia 25 de março de 1972, o SERVE, contava com 32 ônibus em tráfego, 20 para serem enviados para o concerto, sem contar outros 11 em péssimo estado de conservação, totalizando frota de 83 ônibus. No mês de março, a SERVE cria a linha Circular Centro com o seguinte itinerário: Visconde de Rio Branco, Hernani Melo, Visconde Moraes, Tiradentes, Professor Lara Vilella, José Bonifácio, Praça São Domingos, Passos da Pátria, Presidente Damasceno, Paulo Alves, Praia das Flechas, Miguel de Frias, Marquês de Paraná, Jansen de Mello, Feliciano Sodré, Barão do Amazonas, São Diogo, Coronel Miranda, Visconde de Rio Branco, Feliciano Sodré, Barão do Amazonas, Conceição, Travessa Alberto Vítor, Aurelino Leal, Almirante Tefé, 15 de Novembro, Visconde de Rio Branco, com outra linhas em sentido contrário com itinerário similar.

Em maio de 1972, em Niterói, a Serve recebe 8 novos ônibus, de uma encomenda de 20, do modelo Mercedes Benz carroceria Metropolitana, com capacidade para 33 passageiros sentados e 37 em pé. Os oito carros foram distribuídos nas linhas “7 de Setembro”, “Santa Rosa”, e “Saco de São Francisco”. Os novos ônibus contavam com bancos anatômicos de fibra.  Em abril, a SERVE contava com frota de 60 carros, sendo apenas 35 em tráfego, operando 10 linhas. A última compra de novos ônibus foi realizada em 1967.


Em junho de 1973, a Serve – Empresa Estadual de Viação, em Niterói, inicia  a operação de 30 novos ônibus. Acervo Cia.Ônibus


No dia 3 de janeiro de 1974, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) abre licitação, com concessão a título precário,  para as primeiras 12 linhas de ônibus urbanas da Ponte Rio-Niterói:

São Cristóvão - Fonseca
Madureira - Fonseca
São Cristóvão - Barreto
São Cristóvão - São Francisco
Villa Isabel - Santa Rosa
Meyer - Santa Rosa
São Cristóvão - Alcântara
Villa Isabel - Neves 
Madureira - Neves 
Bangu - Venda da Cruz
Meyer - Venda da Cruz 
Penha - Alcântara

Em julho de 1974, o DNER outorga, a título precário, a operação das primeiras 12 linhas de ônibus na Ponte Rio-Niterói: Madureira-Fonseca, Neves-Vila Isabel, e Bangu-Venda da Cruz, pela empresa Companhia Encontro S.A, São Cristóvão-Barreto e Vila Isabel-Santa Rosa, pela empresa Auto Viação Leblon, São Cristóvão-Alcântara e Penha-Alcântara, com a Auto Viação 1001 S.A., Meyer-Venda da Cruz pela Expresso Alcântara Ltda., e São Cristóvão-Fonseca, pela  Auto Viação Fluminense Ltda. A licitação realizada em maio foi considerada nula, por que as empresas que se apresentaram não preencheram os requisitos exigidos pelo Edital. Em fevereiro as empresas Coesa e Autoviação Leblon receberam os primeiros ônibus monobloco Mercedes Benz para operação na Ponte Rio-Niterói. A Autoviação Leblon, que já operava as linhas 119 e 154  no Rio de Janeiro, contava com 28 ônibus monobloco Mercedes Benz desde fevereiro na sua garagem. Cada ônibus custava 210 mil cruzeiros.  Somente as empresas Coesa e Leblon contavam com ônibus para operação imediata das linhas. Não haviam ônibus disponíveis para venda.  No dia primeiro de agosto, finalmente, é inaugurada a operação das primeiras 3 linhas: Meyer-Venda da Cruz, São Cristóvão Barreto e Vila Isabel- Santa Rosa, operadas pelas empresas Alcântara e Autoviação Leblon.

No dia 15 de agosto de 1974, a Auto Viação 1001 inaugura as linhas urbanas Alcântara – São Cristóvão e Alcântara – Penha, via Ponte Rio-Niterói.

No dia 6 de setembro de 1974, entram em operação a nona e última linha de ônibus urbana autorizadas pelo DNER a circularem na  Ponte Rio Niterói,. A empresa Auto Viação Fluminense, na ligação Campo de São Cristóvão – Fonseca, inicia a operação com 10 novos ônibus em intervalos de 20 minutos. O ponto final no Fonseca era no Largo do Moura. A tarifa era de 5 cruzeiros. Até então já estavam em tráfego as seguintes linhas: Madureira – Fonseca, São Cristóvão – Barreto, Vila Isabel – Santa Rosa, São Cristóvão – Alcântara, Vila Isabel – Neves, Bangu – Venda da Cruz, Meyer – Venda da Cruz e Penha – Alcântara, operadas pelas empresas Fluminense, 1001, Coesa, Leblon, e Alcântara. 

Em março de 1975, fim do Estado da Guanabara. Ao ser criada a CTC-RJ, segundo relatório da Secretaria de Transportes, a companhia contava com frota de 547 ônibus em estado precário, dos quais mais de 100 se encontravam parados por falta de motores e outros  componentes mecânicos. A empresa contava com 422 ônibus no Rio de Janeiro, 47 em Niterói e 19 em Campos dos Goytacazes.

No dia 24 de março de 1975, em função da fusão do antigo Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro,  entra em vigor o Decreto Lei n° 41, que dispõe sobre a reorganização social da CTC-GB , autorizando a absorção da SERVE - Empresa Estadual de Viação, dando outras providências. A Serve contava com 47 ônibus em Niterói e 20 em Campos. Em Niterói, com a denominação de Viação Niterói e São Gonçalo, a empresa substituiu a antiga Companhia Cantareira e Viação Fluminense  Em 1946 passou a ser administrada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, sendo definitivamente encampada em 1951. Em fevereiro de 1972 recebe a denominação Empresa Estadual de Viação, conservando porém a sigla anterior SERVE. A CTC-GB passa a ser denominada CTC-RJ.

Em setembro de 1975, a Viação Cabussu Ltda. inaugura a operação de novos ônibus, modelo Veneza Marcopolo,  nas linhas Fazenda dos Mineiros – Niterói, Mutuapira – Niterói, e Mutuá – Niterói. Os ônibus da linha Mutuá – Niterói contavam com música ambiente e rádio FM. As demais linhas não contavam com música ambiente em função de circularem em estradas de chão batido.

Em 1976, a CTC  com frota média de 55 carros em operação, transporta 18,7 milhões de passageiros, com as  seguintes linhas:

1 - Viradouro
3 - Fátima
5 - São Francisco
7 - Avenida 7
8 - Circular
9 - Circular
10 - Cubango
11 - Santa Rosa
15 - Ilha da Conceição

Em 16 de março de 1976, a CTC inaugura, em caráter experimental,  a linha 6 (Cidade - Largo da Batalha) via Presidente Roosevelt, com intervalos programados de 10 minutos. A linha tinha o seguinte itinerário: Estrada do Morro Santo (Campo do Olaria), Largo da Batalha, Quintino Bocaiúva, Túnel, Lemos Cunha, Silvestre Rocha, Estácio de Sá, Álvares de Azevedo, Paulo César, Marquês do Paraná, Amaral Peixoto, Visconde do Uruguai, Conceição, Alberto Victor e Praça do Rinque.

No dia 21 de maio de 1976, a FAOL, inaugura a operação de dois novos ônibus tipo frescão na linha Niterói – Santa Maria Madalena. 

Em 11 de agosto de 1976, a empresa Nossa Senhora do Amparo inaugura a linha especial Niterói – Maricá, com ônibus rodoviários.



Em agosto de 1976, a Coderte passa a administrar o Terminal Rodoviário Roberto Silveira.

No dia 8 de outubro de 1976,  a empresa Galo Branco inaugura sua primeira linha de ônibus especial com ar-condicionado, frescão, na ligação Galo Branco, em São Gonçalo, ao  Centro de Niterói, via rua Doutor March. A frota era composta por ônibus com carroceria Marcopolo III e chassi Cummins, com capacidade para 45 passageiros sentados. A linha, com tarifa de 4 cruzeiros, operava com intervalos de 30 minutos.

No dia 3 de dezembro de 1976, início da construção do Túnel Raul Veiga, em Niterói, entre os bairros de Icaraí e São Francisco, com 613 metros de extensão e 12 m de largura. O túnel só foi inaugurado em fevereiro de 1980, junto com as obras de urbanização das praias de São Francisco e Charitas, que ganharam novas pistas de rolamento, ajardinamento, calçadões, e duas marinas, uma em cada extremidade.

No segundo semestre de 1976, é concluída a duplicação da Avenida Marquês de Paraná.

No dia 28 de janeiro de 1977, a CTC inaugura a linha 998 Canto do Rio (Niterói)  – Aeroporto Internacional, via Cidade Universitária. A linha 999 (Lapa-São Francisco) uma das mais carregadas da empresa, com 19 carros transportava cerca de 35 mil passageiros por dia. 

No dia 25 de março de 1977, início da operação dos novos azulões Nimbus da CTC na linha 998 (São Francisco - Aeroporto Internacional).

CTC - Niterói
Passageiros Transportados

1975 - 13.210.760, 12 linhas, 57 frota operacional
1976 - 18.738.271, 12 linhas, 50 frota operacional
1977 - 16.898.427, 12 linhas
1978 - 21.267.553

Em março de 1977, a Viação Cabussu, que operava linhas intermunicipais entre Niterói e São Gonçalo, já contava com  20 novos ônibus modelo Marcopolo Veneza II. Os primeiros carros  foram entregues em janeiro do mesmo ano.

No dia 26 de maio de 1977, após licitação, é inaugurada a linha intermunicipal Praça Mauá – Maricá, via ponte Rio-Niterói,  operada pela empresa Nossa Senhora do Carmo, com intervalos de uma hora. A empresa já mantinha uma linha convencional e outra de frescão entre Niterói e Maricá.

Em 3 de fevereiro de 1979, é suspensa a operação da linha 6 (Centro - Largo da Batalha) via São Francisco, da CTC, após a Viação Pendotiba impetrar um mandato de segurança, em função da concorrência. A linha, no entanto, é restabelecida em março de 1979, como o prolongamento da linha 5 (Centro - São Francisco) até o Largo da Batalha, com a vista 5-A (Centro - Largo da Batalha). Em fevereiro de 1980, por determinação da Prefeitura, o ponto final da linha 5A é transferido da rua Reverendo Armando Ferreira, no Largo da Batalha,  para a Estrada da Cachoeira, beneficiando a Viação Miramar que cria a linha 32A com mesmo itinerário da linha 5A da CTC.

Em março de 1979, a empresa Expresso Alcântara, que operava a linha Niterói – Alcântara,  é incorporada à Viação Mauá. 


Jornal do Brasil, 05/061979


No dia 16 de agosto de 1980, no Centro de Niterói, com a presença do Ministro dos Transportes Mário Andreazza, é inaugurado o Terminal Norte (Agenor Feio), junto às Barcas, no Aterro da Praia Grande. O terminal abrigava 61 linhas.  Na época planejava-se a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus entre o novo terminal e o início da Avenida do Contorno (BR-101), na Praça Renascença. 

Em 4 de outubro de 1980, com a presença do Ministro dos Transportes Mario Andreazza, é inaugurado o Terminal Sul (Juscelino Kubitschek) do Centro de Niterói, junto às Barcas. O novo terminal passa a abrigar 21 linhas de ônibus da Zona Sul e Região Oceânica.


O Fluminense, 16/08/1980


Em fevereiro de 1981, é inaugurada mais uma linha intermunicipal para o Rio de Janeiro, a São Francisco - Penha.

Em 1981, a CTC extingue a linha 10 (Cubango - Centro).

Em 10 de julho de 1982, a Viação Peixoto inaugura a linha 60 (Ilha da Conceição-Icaraí), para cobrir as falhas da linha 15 (Ilha da Conceição-Centro) da CTC.


O Fluminense, 11/07/2022, p.12


Em 4 de julho de 1983, a Viação Brasília inaugura a linha 61 (Venda da Cruz-Icaraí), sendo logo cassada pela justiça atendendo mandado de segurança impetrado pela Viação Araçatuba, que alegou ingerência em sua área. Após inúmeras reclamações dos moradores da Zona Norte, a linha foi restabelecida em junho de 1984.

Em setembro de 1984, a  CTC reativa a Linha 997, ligando o Canto do Rio, em Niterói, à Cidade Universitária no Rio de Janeiro.


O Fluminense, 08/01/1985


Linhas municipais em janeiro de 1985

Viação Araçatuba
30 - Centro - Martins Torres
47 - Centro - Canto do Rio

Viação Brasília
28 - Centro - Largo do Cravinho, via Fonseca
29 - Centro - Largo do Cravinho, via Contorno
41 - Centro - Venda da Cruz, via João Brasil
41 - Centro - Venda da Cruz, via Benjamin Constant
61 - Venda da Cruz - Icaraí

Viação Pendotiba
53 - Centro - Viradouro, via Praia de Icaraí
57 - Centro - Viradouro, via Fagundes Varela

Expresso Barreto
42 - Barreto - Centro

Rio Ita
26 - Centro - Caramujo
27 - Centro - Santa Bárbara

Expresso Miramar
17 - Centro - São Francisco
32 - Centro - Cachoeira
33 - Centro - Jurujuba

Auto Lotação Ingá
21 - Centro - Fonseca
22 - Centro - Riodades
23 - Centro - Teixeira de Freitas
24 - Palmeiras - Gragoatá
25 - Centro - Riodades
31 - Ponta D´Areia - Beltrão
43 - Fonseca - Icaraí, circular
49 - Fonseca - Icaraí, circular
60 - Ilha da Conceição - Icaraí

Viação Pendotiba
35 - Baldeador - Barcas
36 - Sapê - Centro
37 - Largo da Batalha - Centro
38 - Itaipu - Barcas
39 - Piratininga - Barcas
40 - Maceió - Barcas
44 - Ititioca - Centro
46 - Várzea das Moças - Barcas
48 - Rio do Ouro - Centro
52 - Itaipu - Largo da Batalha
54 - Piratininga - Largo da Batalha

CTC
3 - Centro - Bairro de Fátima
5 - Centro - São Francisco
8 - Centro - Icaraí
9 - Centro - Icaraí
11 - Centro - Santa Rosa
15 - Centro - Ilha da Conceição

Em novembro de 1985, o Governo do Estado inicia os estudos de implantação de uma linha de ônibus da CTC, entre a Praça 15 no Rio de Janeiro e a Praça Araribóia, em Niterói. Para ser operada com ônibus tipo Padron, no horário das 0:00h às 5:00, substituindo o serviço de Barcas.

Em 15 de dezembro de 1985, é inaugurada a linha intermunicipal Niterói – Ponta Negra (Maricá), com frota de 20 ônibus da empresa Nossa Senhora do Amparo, encampada pelo governo do estado.

Entre a encampação em 10 de dezembro de 1985 e 21 de janeiro de 1986, o Governo do Estado cria as seguintes linhas:

Niterói - Amendoeiras
Niterói - Coelho
Niterói - Inoã
Castelo - Pendotiba (ar-condicionado)
Maricá - Rio do Ouro (divisa Niterói)

Em janeiro de 1986, a empresa Miramar, encampada pelo Governo do Estado, inaugura uma linha de jardineira em Niterói.

Em 5 de julho de 1986, a Prefeitura lança o edital para a concorrência da nova linha Fonseca-Charitas.

Em 12 de julho de 1986, início da operação de ônibus Padron da CTC na travessia Rio-Niterói, após greve dos funcionários da Conerj.

No dia 13 de julho de 1986, as Barcas da linha Praça XV – Niterói deixam de circular de madrugada, sendo substituídas por 12 ônibus da CTC, inicialmente com modelo Padron Volvo, com tarifa de Cz$ 0,30, Cz$ 0,05 a menos que as Barcas. Em agosto a linha transportava uma média de 2.450 passageiros/dia, com saídas a cada 5 minutos.

No dia 19 de julho de 1986, a CTC coloca 8 novos ônibus nas linhas de Niterói, sendo 3 Padron Volvo nas linhas 996 e 999, e 5 reencarroçados Santa Matilde nas 5 linhas municipais. Nesse mesmo mês a CTC inicia o contato com a Prefeitura de Niterói para operação de jardineiras na linha 5 (Centro-São Francisco).

Em 18 de agosto de 1986, a Auto Lotação Ingá inaugura a linha 22-A (Charitas - Fonseca), com o seguinte itinerário: Alameda São Boa Ventura (Largo do Moura), Jansen de Mello, Marquês de Paraná, Roberto Silveira, 7 de Setembro, Lemos Cunha, Túnel Roberto Silveira, Avenida Quintino Bocaiúva e Avenida Bento Maria da Costa (atual Prefeito Silva Picanço) até o Corpo de Bombeiros. Mais tarde a linha foi renumerada para 62.


Linhas municipais em maio de 1987
O Fluminense, 26/05/1987


Em 14 de junho de 1987, a CTC de Niterói operava precariamente, de sua frota de 125 ônibus 84 estavam parados com defeito. A linha 11 (Centro-Santa Rosa), dos 10 ônibus da frota, apenas 5 circulavam gerando reclamações dos usuários. No entanto, a CTC era a única empresa que circulava 24 horas, com intervalos de meia hora durante a madrugada.

Em julho de 1987, é inaugurada a linha Niterói - Itaboraí, via rodovia Niterói - Manilha.


Linhas Municipais em 1990

Expresso Barreto Ltda.
42 - Barreto - Centro
66 - São Lourenço - Centro, circular

Empresa Santo Antônio Transportes Ltda.
34 - Viçoso Jardim - São José - Centro
45 - Cubango - Centro

Viação Fortaleza Ltda.
53 - Santa Rosa - Icaraí - Centro
57 - Santa Rosa - Icaraí - Centro

Viação Pendotiba S.A.
35 - Baldeador - Barcas
36 - Sapê - Centro
37 - Largo da Batalha - Centro
38 - Itaipu - Barcas
39 - Piratininga - Barcas
40 - Maceió - Barcas
44 - Ititioca - Centro
46 - Várzea das Moças - Barcas
48 - Rio do Ouro - Centro
51 - Circular
52 - Itaipu - Largo da Batalha
54 - Piratininga - Largo da Batalha

Auto Lotação Ingá
21 - Fonseca - Centro
22 - Fonseca - Centro
23 - Teixeira de Freitas - Centro
25 - Riodades - Centro
26 - Caramujo - Centro
27 - Santa Bárbara - Centro
31 - Circular -  Fonseca - Icaraí
43 - Circular - Fonseca - Icaraí
49 - Circular - Fonseca - Icaraí
62 - Fonseca - Charitas - Preventório

Transportes Peixoto Ltda.
24 - Palmeiras - Centro
60 - Ilha da Conceição - Centro

Auto Ônibus Brasília Ltda.
28 - Largo de São Jorge - Centro
29 - Largo de São Jorge - Centro
41 - Venda da Cruz - Centro
61 - Venda da Cruz - Icaraí

Viação Araçatuba Ltda.
30 - Martins Torres - Centro
47 - Canto do Rio - Centro

Expresso Miramar 
17 - São Francisco - Centro
32 - Cachoeira - Centro
33 - Jurujuba - Barcas

CTC
3 - Bairro de Fátima
5 - São Francisco - Centro
8 - Circular Centro
9 - Circular Centro
11 - Santa Rosa - Viradouro - Centro
15 - Ilha da Conceição - Centro

Fonte: Prefeitura de Niterói. Decreto 5.805/90 de 2 de fevereiro de 1990


No dia 28 de janeiro de 1991, a empresa de Transportes Expresso Real Rio inaugura a linha Itaguaí – Niterói, de tarifa A, operada com ônibus rodoviários. A Expresso Real Rio, até então, operava duas linhas especiais, Tarifa A, Itaguaí – Castelo e Universidade Rural – Castelo.

No dia 14 de setembro de 1991, a CTC, desativada desde o dia 18 de fevereiro de 1991,   é finalmente reativada com 82 ônibus “doados” por empesas particulares em 7 linhas no Rio de Janeiro e em Niterói.

Linhas reativadas em Niterói:

15 - Centro – Ilha da Conceição
996 - Charitas – Gávea - 05/10/1991
999 - Charitas – Castelo, via Icaraí - 14/09/1991
999 - Charitas – Castelo, via Fonseca - 14/09/1991


Em setembro de 1994, inauguração do Terminal Rodoviário João Goulart, próximo às Barcas.

No dia 16 de setembro de 1995, em Niterói, a Viação Santo Antônio passa a operar 4 linhas de ônibus da Região Oceânica: 36 (Sapê – Centro), 39 (Piratininga – Centro), 44 (Ititioca – Centro), e 54 (Largo da Batalha – Piratininga). Até então a região era explorada exclusivamente pela Viação Pendotiba, que continuou a operação das linhas 35, 37, 38, 40 40A, 46, 46A, 52 e Itaipu – Praça XV, com frota de 91 carros. A mudança foi possível pois a Viação Pendotiba tinha adquirido o controle acionário da Viação Santo Antônio.

Em 2005,  Clear Channell instala seus primeiros abrigos de passageiros de ônibus em Niterói.

Em primeiro de novembro de 2005, cerca de 85% da frota dos ônibus dos municípios de Niterói, São Gonçalo, e Maricá, já operavam com sistema de bilhetagem eletrônica.

No dia 19 de novembro de 2005,  início da operação de linha de microônibus para turistas, com guia bilingue, com saídas a cada hora da estação das Barcas , com tarifa de 10 reais. A linha cobria o percurso até a Fortaleza de Santa Cruz, passando pela estação da Cantareira de São Domingos, Museu de Arte Contemporânea, praias de Icaraí e Charitas.

No dia primeiro de fevereiro de 2006,  início da integração tarifária entre as barcas da linha Rio – Niterói e a linha 42 (Centro – Barreto), em Niterói.  No dia 20 de fevereiro é iniciada a integração com as linhas 53 e 57 da Viação Fortaleza. A tarifa de integração custava 3 reais.

No dia 20 de março de 2010, com a presença do governador de Estado, inauguração do Corredor  da Alameda São Boa Ventura, em Niterói. O Corredor foi planejado em 1994,  no Plano Integrado de Trânsito e Transportes do Município de Niterói.

Em 2011, a Viação 1001 inaugura a operação de 5  novos ônibus de piso baixo, modelo Caio Mondengo L/ Mercedes – Benz O-500U, na linha 740D. Foram baixados da frota da 1001 por volta de 2014.

No dia 15 de dezembro de 2011, início da operação do Bilhete Único no município de Niterói, com tarifa de R$ 2,50, com direito a um transbordo no período de uma hora.

Em 2012, início da operação, em caráter definitivo, dos primeiros ônibus de piso baixo na frota municipal, com 10 carros modelo Caio Millenium BRT/ Mercedes Benz. Em 2010 a Viação Pendotiba  havia testado um carro de modelo Caio Millenniun II/ Mercedes – Benz O-500U, na linha 770D.

Modelos de Ônibus de Piso-baixo em operação em Niterói em novembro de 2013:

Svelto PB MBB O-500 U
Svelto PB Volvo B7R
Caio Millennium BRT VW 17.280 OT
Marcopolo Viale BRS MBB O-500 U
Marcopolo Viale MBB O-500 U

Em julho de 2014, a Prefeitura de Niterói, instala novos abrigos de passageiros nas paradas do corredor da Alameda São Boa Ventura.

No dia 2 de março de 2015, em Niterói, inauguração das linhas 38B (Itaipu-Charitas) e 39B (Piratininga-Charitas), fazendo a ligação direta com os catamarãs seletivos do Terminal Hidroviário de Charitas. 

No dia 4 de março de 2015, inicio das obras do corredor de BHLS Transoceânica.

No dia 10 de setembro de 2015, o Secretário de Transportes do Estado, Carlos Eduardo Osório, apresenta ao Prefeito de Niterói o projeto básico,  de implantação do BRT Niterói – Itaboraí, via Alameda São Boa Ventura e Rodovia RJ-104.

No dia 6 de maio de 2017, é aberto ao tráfego o túnel Charitas – Cafubá, em Niterói, inicialmente com 3 linhas de ônibus municipais. 

Em maio de 2017, sem autorização da Prefeitura de Niterói,  a Viação 1001 transfere o ponto final das linhas intermunicipais 750D (Charitas-Gávea), 760D (Charitas-Galeão) e 775D (Charitas-Gávea, via Lapa) para o bairro do Cafubá.

Em 2017, a Auto Ônibus Brasília incorpora a Expresso Barreto. 

Em 30 de julho de 2022, a tarifa das linhas municipais foi reajustada de R$ 4,05 para R$ 4,45.





Algumas empresas Municipais

Albatroz
Altruismo
Araçatuba
Barreto
Estrela Dalva
Expresso Amari
Expresso Braçanã
Fluminense
Fonseca
Fortaleza
Icaraí
Ingá
Jurujuba
Lotação L.Moura
Lotação São Jorge
Mauá
Miramar
Nossa Senhora da Conceição
Ramos
Rápido Caramujo
Peixoto
Pendotiba
Praiana
Santa Rosa
Santo Antônio
Santo Inácio
São Jorge
Teixeira de Freitas
Vital Brasil

Algumas empresas Intermunicipais Metropolitanas

1001
ABC
Araçatuba
Auto Lotação São Gonçalo
Barro Vermelho
Boassu
Boa Vista
Brasília
Cabussú
Cogel
Comercial
Continental
Cruzeiro do Sul
Esperança
Expresso Alcântara
Expresso Boa Vista
Fagundes
Floresta
Galo Branco
Garcia
Itambi
Jardim California
Mauá
Nacional
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora do Amparo
Nova Cidade
Rápido Fluminense
Renascença
Rio de Janeiro
Rio do Ouro
Rio Ita
Rio Minho
Rochedo
Santa Izabel
São José
Tenente Jardim
Trindade


REFERÊNCIAS:

Fonseca Auto Omnibus. O Fluminense. Niterói. 02 novembro 1923. Classificados. p.2.

Os omnibus para o Baldeador. O Fluminense. Niterói. 02 maio 1926. Classificados. p.1.

Mais um auto-omnibus para Nictheroy. O Fluminense. Niterói. 03 abril 1927. Classificados. p.1.

O serviço de auto-lotação e os omnibus. O Fluminense. Niterói. 26 novembro 1927. p.1

Nova linha de omnibus da Cantareira. O Fluminense. Niterói. 23 março 1929. p.1

Será uma obra definitiva a pavimentação da rodovia para Pendotiba. O Fluminense. Niterói. 17 abril 1960. p.1.

Ligando os bairros de Ponta da Areia e Icaraí. O Fluminense. Niterói. 10 março 1961. p.1.

Sábado, a inauguração da Rodovia Itaipu. O Fluminense. Niterói. 05 julho 1962. p.1.

Transportes CTC inaugura linha. O Fluminense. Niterói. 17 março 1976. p.2.

Ônibus do Serve. O Fluminense. Niterói. 02 novembro 1963. p.5.

CTC volta a fazer a linha Pendotiba. O Globo. Rio de Janeiro. 12 março 1979. p.13.

Prefeitura apreende ônibus fora do ponto. O Fluminense. Niterói. 23 fevereiro 1980. p.5.

Como é que pode. O Fluminense. Rio de Janeiro. 07 fevereiro 1981. p.10.

Viação Brasília tem linha cassada. O Fluminense. Niterói. 14 julho 1983. p.6.

Usuário paga ônibus mais caro nesta segunda-feira. O Fluminense. Niterói. 07 janeiro 1985. p.6.

São Francisco e Charitas com nova linha de ônibus. O Fluminense. Niterói. 30 abril 1986. p.5.

Concorrência é aberta para linha de ônibus. O Fluminense. Niterói. 05 julho 1986. p.5.

Linha de ônibus tem tarifa que parece uma brincadeira. O Fluminense. Niterói. 22 agosto 1986. Estado do Rio de Janeiro. p.2.

DTC. O Fluminense. Niterói. 25 julho 1987. Estado do Rio de Janeiro. p.4.

PONTES, Christina Fonte. O Bonde em Niterói. Niterói Livros. 2008.

Página lançada em 22 de abril de 2018.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns pela postagem. Muita pesquisa. Só queria que você me ajudasse. Minha memória me leva a acreditar que a linha 3 já funcionava no início dos anos 70. Vi que ela é citada em 1976. Você não afirma que aquelas linhas começaram em 1976, mas que existiam em 1976. Você teria como saber quando ela começou a funcionar? Eu também poderia dar uma pesquisada, mas se você já tiver essa resposta, eu agradeceria. E mais uma vez, parabéns pela pesquisa e pela postagem.
Anônimo disse…
Está, citado àcima, "Empresas Intermunicipais de Longa Distância" - a empresa Itapemirim, o que em viagem em 1980, para o Rio de Janeiro, na parada - o Flecha - em Campos, estava parado um veículo, no modelo usual da época - o monobloco, com a inscrição RJ - e a identificação da linha Campos - Duque de Caxias; todavia, como NÃO tinha máquina fotográfica, isso NÃO me permitiu documentar; bem como, já Li identificado em publicação do jornal O Globo, da referida linha pela Viação Itapemirim, o que entretanto, NUNCA vi uma Foto da mesma.