Alpha


Auto Viação Alpha S.A.
Desde 1961

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 25 de agosto de 1961 atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

A sociedade foi fundada através de Assembleia Geral Constituinte realizada no dia 25  de março de 1961, com frota inicial de 40 lotações, que exploravam a linha Usina – Copacabana.

O capital social da empresa, de 20 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 40 lotações usados, cada um avaliado em 500 mil cruzeiros dos seguintes proprietários individuais: 

Lúcio Augusto Teixeira, brasileiro
Manoel Cardoso Pereira, português
João Rodrigues de Almeida, brasileiro
Antonio de Matos Lourenço, português
José Pinto Jorge, português
Abraão da Fonseca, português
Sebastião Monteiro, brasileiro
Giorgio Bottino, italiano
Américo Antonio Pires, brasileiro
Nilton Magalhães, brasileiro
Antonio da Silva Rebelo, português
Helcio Carneiro de Morais, brasileiro
Wilson Marques de Souza, brasileiro
Joaquim da Silva Larangeira, português
Higino Miranda da Silva, português
Alcebíades Moreira da Silva, português
Elnar de Sá e Lima Pereira, brasileiro
José Braulino de Freitas, brasileiro
Matheus Simonim Filho, brasileiro
Serafim Marques da Silva, português
José Fernandes, português
Bottino Luigi, italiano
José Baptista de Oliveira, brasileiro
João Sant´Anna, português
José Maria Soares Duarte, português
Manoel de Souza Pinto, português
Armindo de Souza Pinto, português
José Alberto Guedes, brasileiro
Victor Xavier Guidine, brasileiro
Manoel Quaresma, português
Bernardino Gomes Rebelo, português
Aurélio Quaresma, português
Antoine Spyrdion Romanos, brasileiro
José Avelino Lopes, português
Alfredo Gallina, brasileiro
Waldemar da Silva Fortes, português
Carlos Pinto Jorge, português
Gesus Guidine, brasileiro
Eduardo Pinto Cardoso de Menezes, português
Manoel D´Amaral, português

Proprietários dos 40 lotações com os seguintes números de ordem: 58, 314, 474, 536, 1046, 1102, 1112, 1125, 1126, 1132, 1158, 1173, 1175, 1233, 1235, 1243, 1256, 1270, 1271, 1272, 1274, 1275, 1291, 1293, 1335, 1336, 1337, 1414, 1500, 1607, 1608, 1611, 1642, 1657, 1669, 1686, 1719, 1729, 2282 e 2349.

A empresa inicia suas operações com a linha Usina – Copacabana, ainda com os antigos lotações. A Alpha só iniciou a operações de seus primeiros ônibus em novembro de 1962, com 10 carros modelo Metropolitana Guanabara ano 1962.

Em meados de abril de 1962, dentro do programa Operação Tijuca, em caráter experimental, o Departamento de Concessões extingue a linha de lotações Usina – Copacabana, sua única linha, criando, em contrapartida, duas novas linhas experimentais, a primeira, a Sáenz Peña – Carioca, com 28 carros, e a segunda, a Félix da Cunha – Carioca, com 18 carros, ambas com ponto final na Avenida Chile. As duas novas linhas experimentais desagradaram os donos da empresa, sendo logo extintas. A linha de lotações Usina – Copacabana é então reativada, com a nova numeração 104.

Em novembro de 1962, a Fábrica de Carrocerias Metropolitana entrega à Empresa os primeiros 10 ônibus para operação na linha 104 (Usina-Copacabana). Os novos ônibus entram em operação no dia 29 de novembro de 1962. 


Jornal do Brasil, 20/11/1962


Receitas por linhas da Empresa em 1962 (Cr$)

104 (Usina - Copacabana) 6.074.608,00
Carioca – Félix da Cunha 2.751.020,00
Carioca – Sáenz Peña 4.119.670,00

Em novembro de 1962, a Alpha inaugura sua segunda linha de coletivos, a Usina – Rio Comprido, ainda com lotações desativados da linha Usina – Copacabana.

Linha de lotação Rio Comprido - Usina na rua General Roca, na altura 
da Praça Sáenz Peña em novembro de 1962. Foto Arquivo Nacional


Em 1963, a linha 104 (Usina - Copacabana), explorada por ônibus e lotações foi prolongada até o Jardim de Alá. Em 26 de agosto de 1963 a numeração foi alterada para 415.


Linha de lotação Usina - Copacabana, na Avenida Graça Aranha, 
em dezembro de 1961. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã




Entre 1963 e 1964, a linha de lotação Rio Comprido-Usina é transformada em linha de ônibus, ganhando a vista 616 (Rio Comprido-Usina).

A partir do dia primeiro de março de 1964, em função da proibição da circulação de lotações na Zona Sul, a linha 415 (Usina-Jardim de Alá) passa a ser operada somente com ônibus. Os lotações remanescentes são transferidos para a linha 222 (Praça 15-Usina) inaugurada no mesmo dia e extinta no segundo semestre de 1964.

Em 1967, assume a linha 614 (Usina - Largo da Segunda-Feira), substituindo a CTC.


Ponto final da linha de lotação 222 (Praça 15-Usina) na Avenida Alfred Agache 
em 04/03/2021. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Linha 415 (Usina - Leblon) no Aterro do Flamengo, em 1965
Carroceria Metropolitana Guanabara. Foto Augusto Antonio Dos Santos


Rua Uruguay em julho de 1968. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Amplia





Linha 616 (Santa Alexandrina-Usina) na rua Conde de Bonfim, esquina com rua 
Guapeni, em 1969. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em 1972, assume a linha 202 (Praça Afonso Pena - Castelo), até então explorada pela Transportes Catumbi. A  tinha o seguinte itinerário: Terminal Erasmo Braga, Praça da República, Moncorvo Filho, Frei Caneca, Salvador de Sá, Heitor Carrilho, Frei Caneca, Carolina Reidner, Emília Guimarães, Van Erven, Chichorro, Catumbi, Itapiru, Azevedo Lima, Campos da Paz, Aristides Lobo, Barão de Itapagipe, Matoso, Barão de Iguatemi, Gonçalves Crespo, Afonso Pena, com ponto final na praça Castilhos França. 


Foto - Aterro do Flamengo em 1972

Linhas e frota determinada em 1973

132 - Estrada de Ferro - Leblon, 20 carros
202 - Praça 15 - Praça Afonso Pena, 17 carros
415 - Usina - Leblon, 32 carros
614 - Usina - Largo da Segunda-Feira, 6 carros
616 - Santa Alexandrina - Usina, 18 carros

Entre 1976 e 1977, inaugura a linha 414 (Usina-Leblon) via Túnel Rebouças, extinta em 1980.

Linhas em julho de 1978

132         Estrada de Ferro - Leblon
202         Praça 15 - Colégio Militar
403         Rio Comprido - Jardim de Alá
410         Praça Varnhagem - Antero de Quental
414         Usina - Leblon, via Túnel Rebouças
415         Usina - Leblon
614         Usina - Largo da Segunda-Feira
616         Santa Alexandrina - Usina
2041 Castelo - Usina
2042 Castelo - Grajaú, via Sáenz Peña
2043 Castelo - Grajaú, via Vila Isabel

Em outubro de 1978, a linha 410 (Antero de Quental - Praça Varnhagem) é repassada à Viação Verdun.

Em dezembro de 1978, a linha 415 (Usina-Leblon) é trocada por 3 linhas da Viação Carioca:

401 - Rio Comprido - São Salvador
412 - Muda - Leme, via Túnel Santa Bárbara 
413 - Muda - Copacabana

Em 1979, inaugura a linha 404 (Rio Comprido-Jardim de Alá) com o seguinte itinerário: rua Sampaio Viana, Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Estrela, Itapiru, Doutor Agra, Catumbi, Marquês de Sapucaí, Presidente Vargas, Alfred Agache, General Justo, Infante Dom Henrique, Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Engenheiro Marques Porto, Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elisabeth, Teresa Aragão, Pudente de Morais, General San Martin, Afrânio de Mello Franco e Avenida Borges de Medeiros.

Em 1980, a empresa contava com 26 ônibus especiais com ar-condicionado. 

Entre 1980 e 1981, em função do empobrecimento da classe média, a frota de ônibus especiais com ar-condicionado foi reduzida de 26 para 16 carros, sendo extinta em 1982 após a inauguração das estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Sáenz Peña do Metrô.

Em 1981, a Viação Tijuca, que contava com frota de 92 ônibus, adquire da Viação Alpha as linhas 614 e 616 com frota determinada de 28 ônibus, passando assim a atender à exigência de frota mínima de 120 carros por empresa.

Por outro lado, a Viação Alpha assume a linha 415 (Usina-Leblon) substituindo a Viação Carioca, que encerrou suas operações por não atender à exigência de frota mínima de 120 carros.

Em 1982, a Viação Alpha restabelece a linha 412 (Muda-Copacabana) via Túnel Santa Bárbara, com o seguinte itinerário: rua Ferdinando Laboriau, General Espírito Santo Cardoso, General Espírito Santo Cardoso, Amoroso Costa, Marechal Trampowski, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Largo Estácio de Sá, rua Estácio de Sá, Frei Caneca, Doutor Lagden, Túnel Santa Bárbara, Viaduto Engenheiro Noronha, Pinheiro Machado, Fernando Ferrari, Muniz Barreto, Professor Alfredo Gomes, Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Clotilde Guimarães, rua da Passagem, General Góis Monteiro, Lauro Sodré, Túnel Novo, Princesa Isabel, Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Joaquim Nabuco, Vieira Souto e rua Francisco Otaviano. 

A Empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 144
Linhas em operação: 8
Passageiros/mês: 2.372.256


Linhas da Alpha em setembro de 1984
Para ampliar clique na imagem


Em meados da década de 1980, a linha 132 (Estrada de Ferro-Leblon) foi transferida para a Real Auto Ônibus.

No primeiro semestre de 1986, é criada a linha 201 (Santa Alexandrina-Praça 15), reforçando o atendimento no bairro do Rio Comprido. Em compensação, a linha 403 (Santa Alexandrina-Jardim de Alá), com itinerário concorrente, foi extinta em junho do mesmo ano.

Em setembro de 1987, a Alpha inaugura a linha 426 (Usina-Copacabana), praticamente com mesmo itinerário da linha 416 (Usina-Forte), operada precariamente pela CTC com apenas 4 carros. 


O Globo, 14/09/1987


Em 1991, são adquiridos 13 novos ônibus monoblocos Mercedes Benz O-371. Entram em operação no dia 24 de outubro de 1991, na Linha 413 (Muda-Copacabana).

Década de 1990


Linhas em setembro de 1994

201 - Santa Alexandrina - Praça 15
202 - Colégio Militar - Praça 15
401 - Rio Comprido - São Salvador
404 - Rio Comprido - Jardim de Alá
413 - Muda - Copacabana
415 - Usina - Leblon
426 - Usina - Copacabana



Novo modelo GLS Bus Ciferal. Década de 1990


Em 9 de setembro de 2004, inaugura a linha de integração metrô-ônibus 413A (Sáenz Peña-Muda), renumerada para 626 em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal.

Em 8 de janeiro de 2005, inaugura as linhas de integração metrô-ônibus 401A (Estácio-Rio Comprido) e 401B (Estácio-Rio Comprido) via Santa Alexandrina, renumeradas para 204 em 2010 e extintas em 2013.

Em 2010, inaugura a linha 202 (Rio Comprido-Praça 15) circular.

Linhas em setembro de 2010, antes da licitação:

201 - Santa Alexandrina - Praça 15, circular
401 - Rio Comprido - São Salvador
401A - Estácio - Rio Comprido
401B - Estácio - Rio Comprido, via Santa Alexandrina 
404 - Rio Comprido - Jardim de Alá
413 - Muda - Jardim de Alá
413A - Sáenz Peña - Muda
415 - Usina - Leblon
426 - Usina - Jardim de Alá, via Túnel Santa Bárbara
626 - Praça Sáenz Peña - Muda

Linhas em 2011

201 - Santa Alexandrina - Praça 15, circular
202 - Rio Comprido - Praça 15, circular, antiga variante da 201
204 - Estácio - Rio Comprido, circular, via Santa Alexandrina
401 - Rio Comprido - São Salvador
411 - Usina - Prado Junior, circular
413 - Muda - Jardim de Alá
415 - Usina - Leblon
426 - Usina - Jardim de Alá, via Túnel Santa Bárbara
626 - Praça Sáenz Peña - Muda

Em 2016, inaugura a linha 203 (Rio Comprido-Candelária), extinta em 2019.

Em 24 de maio de 2016, é inaugurada a linha 617 (Santa Alexandrina-Benfica) circular, com frota determinada de 12 carros e o seguinte itinerário: rua Santa Alexandrina, Praça Condessa Paulo de Frontin, Aristides Lobo, Haddock Lobo, rua Estácio de Sá, Hélio Beltrão, Ulysses Guimarães, Joaquim Palhares, João Paulo I, Paulo de Frontin, Radial Oeste, Viaduto de São Cristóvão, General Herculano Gomes, Almirante Baltazar, General Herculano Gomes, Pedro II, rua São Cristóvão, Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Anna Nery, São Luiz Gonzaga, Horácio Cardoso Franco, Largo de Benfica, Senador Bernardo Monteiro, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Campo de São Cristóvão, Figueira de Mello, Pedro II, General Herculano Ramos, Almirante Baltazar, Viaduto de São Cristóvão, Radial Oeste, Teixeira Soares, Mirabeau, Souto Uchôa, Presidente Vargas, Carmo Neto, Salvador de Sá, rua Estácio de Sá, João Paulo I, Paulo de Frontin e rua Santa Alexandrina. A linha foi extinta em poucos meses.

Em meados de 2016, a tradicional linha 401 (Rio Comprido-São Salvador) foi extinta, sendo parcialmente substituída  em setembro de 2016 pela nova linha experimental de coleta de dados (LECD21) 134 (Santa Alexandrina-Largo do Machado) via Lapa, efetivada em novembro de 2017.

Linha 134 em novembro de 2017. Foto Portal Flumibuss RJ


Linhas em maio de 2018

201 - Santa Alexandrina - Castelo, circular, via Cruz Vermelha
202 - Rio Comprido - Castelo, circular
203 - Rio Comprido - Candelária, via Central
404 - Cordovil - Leblon, via Avenida Brasil, circular
415 - Usina - Leblon, circular
426 - Usina - Jardim de Alá , via Túnel Santa Bárbara
626 - Muda - Praça Sáenz Peña 

Em novembro de 2018, é apresentado o novo lay-out da frota, com a tradicional cor vermelha.

Em 3 de setembro de 2021, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro aceita o pedido de recuperação do Consórcio Intersul, composto por 11 empresas: Auto Viação Alpha S.A, Auto Viação Tijuca S.A, Empresa de Transportes Braso Lisboa Ltda, Gire Transportes Ltda, Real Auto-ônibus Ltda, Translitorânea Turística Ltda, Transportes Estrela Azul S.A, Transportes São Silvestre S.A, Transporte Vila Isabel S.A, Transurb S.A. e Viação Sáenz Pena S.A.

Linhas em outubro de 2021, segundo o Moovit

201 (Santa Alexandrina - Castelo) via Itapiru
202 (Rio Comprido - Praça 15) via Itapiru
415 (Usina - Leblon)
426 (Usina - Jardim de Alá)

Em 11 de agosto de 2022, a Prefeitura confirma a extinção das linhas 203 (Candelária-Rio Comprido) e linha 213 (Muda-Praça 15) paralisada respectivamente desde 2019 e 2020.

Em 10 de março de 2022, a Alpha retoma suas operações na linha 133 (Rodoviária-Largo do Machado) via Rio Comprido, em pool com a Viação Nossa Senhora das Graças.


Linha 415 (Usina-Leblon) em 18/08/2021. Modelo Marcopolo Torino 2014 sobre chassi Mercedes-Benz OF 1721 Bluetec 5


Prefixos da Frota

Lotações (1961 a 1964): 60 00
Ônibus, desde 1962: 48 000

Garagem: rua Dona Romana, 130/138, Engenho Novo

CNPJ: 33.500.984/0001-29


REFERÊNCIAS:

Auto Viação Alpha S.A. Ata da Assembleia Geral de Constituição, realizada no dia 25 de agosto de 1961. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 1961, setembro, 26. Parte 1, página 21331.

Auto Viação Alpha S.A. Relatório da Diretoria. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 1963, abril, 15. Parte 1, página 8536.

Auto Viação Alpha S.A. Relatório da Diretoria. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 1964, abril, 27. Parte 1, página 7856.

Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. 1964, março, 1. Primeiro Caderno, página 10.

De ônibus e seus caminhos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1973. p.6.

Tarifa alta afasta passageiro. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1982. Primeiro Caderno, p.18.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.

Rio de Janeiro. Dados Gerais das Linhas por Tipo. Sistema Integrado de Transportes. Relatório Final. 1985. Jaime Lerner Planejamento Urbano. p.20.

Rio Comprido na justiça para conseguir transportes. Jornal dos Sports. Rio de Janeiro. 28 agosto 1986. p.5.

As mesmas queixas em vários bairros. O Globo. Rio de Janeiro. 11 novembro 1986. Jornal de Bairro. p.20.

Empresa particular reforça a linha 416. O Globo. Rio de Janeiro. 14 setembro 1987. Jornal de Bairro. p.11.

Retirada da linha 616 gera protestos. o Globo. Rio de Janeiro. 25 junho 1991. Jornal de Bairro. p.17.

Novos veículos ligam Muda a Copacabana. O Globo. Rio de Janeiro. 05 novembro 1991. Jornais de Bairro. p.22.

Guia do Passageiro de Ônibus. 1ª Edição. Rio de Janeiro. Setembro/1994. Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro.

Agradeço a colaboração do Sr. Augusto Antonio Dos Santos, do site Ponto de Ônibus, que gentilmente cedeu a foto de 1964, de própria autoria, para ilustração desta página.

Página lançada em 5 de abril de 2018.

Comentários