Acari


Viação Acari S.A.
1962 - 2021

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte em 25 de março de 1962, com frota inicial de 20 lotações, cadastrados na linha Meyer - Acari.

O capital social da empresa, de 20 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 20 lotações usados,  cada um avaliado em 1 milhão de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais: 

Waldir Vicente dos Santos
Joaquim Vieira Gomes da Silva
José Edgar Rocha
Jayme Gomes Sobral
Fernando José de Oliveira
Manuel Cunha Ribeiro
Belarmino da Silva Pavôa
Manoel Pereira da Fonseca
Walter Miranda
Henrique Silva Dias
Mário Cunha
Vanir Pereira da Silva
Antonio Laurentino Vieira
Joaquim da Costa
Benedito Ribeiro da Silva
Manoel José da Silva
José da Cunha Martins
José Luiz dos Santos Carvalho
Mário Lopes dos Santos
Mário Carlos Pires Gomes

Proprietários dos seguintes veículos:

Mercedes Benz, placa 49 683
motor nº 312 915 8942 51

Magirus Deutz, placa 50 070
motor nº 1966 072 124

Mercedes Benz, placa 56 063
motor nº 312 915 08072 51

Mercedes Benz, placa 53 037
motor nº 312 915 0204 19

Chevrolet, placa 58 054
motor nº 03 812 33 F54N

Mercedes Benz, placa 46 114
motor nº 312 915 MBB 750 1031

Mercedes Benz, placa 40 331
motor nº 312 915 8054 51

Mercedes Benz, placa 40 637
motor nº 312 915 5039 5153

Mercedes Benz, placa 47 798
motor nº 312 910 034 64

Mercedes Benz, placa 55 605
motor nº OM 312 915 4979 50

Mercedes Benz, placa 42 182
motor nº 312 915 MBB 522 814

Mercedes Benz, placa 59 999
motor nº 312 915 4530 51

Mercedes Benz, placa 43 013
motor nº 312 915 7112 51

Mercedes Benz, placa 57 166
motor nº 312 915 09247 52

Mercedes Benz, placa 40 487
motor nº 312 915 5275 51

Mercedes Benz, placa 40 838
motor nº 312 915 0206 195 

Mercedes Benz, placa 57 452
motor nº 312 915 MBB 750 2056

Mercedes Benz
motor nº 312 915 5327 51

Mercedes Benz, placa 59 844
motor nº 312 915 07 804

Mercedes Benz 
motor nº OM 312 915 0207 418

Em 1964, sua linha de lotação Meyer - Pavuna foi numerada, ganhando a vista 688 (Meyer - Pavuna).

Em abril de 1964, a linha tinha o seguinte itinerário: rua Santa Fé, Coração de Maria, Capitão Jesus, Praça Avaí, Cirne Maia, José Bonifácio, Suburbana, Largo de Pilares, João Ribeiro, Automóvel Clube e Largo da Pavuna.

Em setembro de 1964, foi autorizada pela Comissão Estadual de Contrôle dos Serviços Concedidos, ex-Departamento de Concessões, a substituir seus lotações por ônibus. 




Receitas de Passageiros (Cr$)

1962 -   17.539.730,00
1966 - 323.570.320,00

Em 1967, visando atender a determinação do Governo do Estado da Guanabara, que exigia frota mínima de 60 carros registrados por empresa, a Viação Acari incorpora a Viação Estrela do Oriente,  com os 25 carros da linha 299 (Castelo-Acari). 

No ano seguinte incorpora a linha 254 (Praça 15-Quintino) da Viação Cabuçu, extinta por não atender a exigência de frota mínima de 60 carros.








Microônibus Metropolitana com chassi Mecedes Benz do Brasil L-312 ano 1956 , ex Acari prefixo 7905 da linha 688 (Meyer-Pavuna), usado na linha distrital Ouro Prêto - Saramenha, em 1966. Foto Augusto Antonio Dos Santos / Ponto de Ônibus


Arte final Leonardo Aurich


No segundo semestre de 1969, a Viação Acari adquire o acervo da Viação Glória, assumindo a linha 455 (Meyer-Copacabana) com 38 carros.




Em 1971, a Viação Acari contava com 4 linhas e 114 carros:

254 - Praça 15 - Quintino, 24 carros
299 - Castelo - Acari, 25 carros
455 - Meyer - Copacabana, 38 carros
688 - Meyer - Pavuna, 27 carros

No mesmo ano foram adquiridos 30 novos ônibus construídos pela Fábrica de Carrocerias Metropolitana sobre chassi OF-1313, com capacidade para 42 passageiros sentados.


Anúncio de 1971, quando a empresa adquire novos modelos Metropolitana 


Em 1972, assume a linha 357 (São Francisco - Madureira), substituindo a Viação Caju.

Em 25 de junho de 1972, inaugura as linhas 

628 - Quintino-Meyer, parcial da linha 254
773 - Madureira-Parada de Lucas, parcial da 357
903 - Acari - Meyer, parcial da 299


Ponto final da linha 254 na Praça 15 em outubro de 1972

Avenida Presidente Vargas em 1972


Linhas e frota determinada em 1973

254 - Praça 15 - Quintino, 24 carros
299 - Castelo - Acari, 25 carros
357 - São Francisco - Madureira, 33 carros
455 - Meyer - Copacabana 
688 - Meyer - Pavuna, 27 carros
773 - Madureira - IAPTEC, via Parada de Lucas, 12 carros
903 - Acari - Meyer, 8 carros


Linha 455 (Meyer-Copacabana) na Avenida Princesa Isabel por volta de 1974


Em 6 de fevereiro de 1975, com frota de 23 ônibus rodoviários com ar-condicionado e tarifa de 5 cruzeiros, a Viação Acari inaugura suas primeiras duas linhas de ônibus especiais, a Madureira-Castelo, via Suburbana e Campo dos Afonsos - Castelo.  As linhas tinham ponto final em Madureira na rua Soares Caldeira, esquina com a Estrada da Portela, e em Campos dos Afonsos na rua Carlos Pontes, esquina com a rua Alberico Diniz.


05/02/1975

Frescão
O Globo, 07/02/1975

Linha 455 (Copacabana-Meyer) em 1977
Novela Locomotivas/TV Globo


Em 1976, inaugura a linha 456 (Meyer - Copacabana) via túnel Santa Bárbara. Entre 1977 e 1978 a linha é repassada à Viação Choupal.

Em outubro de 1978, alegando insolvência financeira devido ao baixo valor da tarifa, a Viação Acari S.A anuncia o encerramento  de suas 10 linhas, o que não aconteceu.

A empresa contava com duas garagens de 1.500 m² e uma das maiores frotas da cidade, com 190 ônibus, sendo 67 frescões, transportando diariamente cerca de 150 mil passageiros.

Linhas em outubro de 1978

Castelo - Madureira, via Meyer
Castelo - Oswaldo Cruz
Castelo - Vila Valqueire
Castelo - Cascadura
Castelo - Campos dos Afonsos
357 - Bento Ribeiro-Largo de São Francisco
254 - Praça 15-Quintino
299 - Castelo-Acari
649 - Acari-Engenho Novo
688 - Meyer-Pavuna


Jornal do Brasil, 21/10/1978


Em 1979, a Acari contava com 123 ônibus, 600 funcionários e 
garagem na Estrada Velha da Pavuna.


Avenida Rio Branco em 1980


Entre 1980 e 1981, em função do empobrecimento da população, a Viação Acari extingue todas suas linhas de frescão, com exceção da 2092 (Castelo - Madureira) extinta no ano seguinte.

A Empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 120
Linhas em operação: 5
Passageiros/mês: 2.345.606


Linhas da Acari em setembro de 1984
Para ampliar clique na imagem

Linha 650 na década de 1980


Em novembro de 1989, atendendo às reclamações dos moradores de Copacabana, o ponto final da linha 456 (Meyer – Copacabana) é transferido da rua Francisco Otaviano para a Praça General Osório em Ipanema.


Por volta de 1991, inaugura a linha 686 (Fazenda da Bica-Madureira) circular com o seguinte itinerário: rua Blumenau, Lancaster, São Pedro, Inharé, Jobina, Ituna, Souto, Clarimundo de Mello, Garcias Pires, Nerval de Gouveia, Estação de Cascadura, Praça José de Sousa Marques, Ângelo Dantas, João Vicente, Domingos Lopes, Ernani Cardoso, Padre Telêmaco, Clarimundo de Mello, Souto, Ituna, Jobina, Inharé, São Pedro, Lancaster e rua Blumenau.

Em 1992, inaugura a linha 457 (Abolição - General Osório), via Túnel Santa Bárbara.

Linhas em 1994

254 - Praça 15 - Madureira
277 - Madureira - Praça 15
456 - Meyer - General Osório
457 - Abolição - General Osório
607 - Cascadura - Estácio
650 - Marechal Hermes - Engenho Novo
667 - Meyer - Madureira
686 - Fazenda da Bica - Madureira

Fonte: Guia do Passageiro de Ônibus. 1ª Edição. Rio de Janeiro. Setembro/1994. Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro.


O Globo, 28/03/1996


Em novembro de 2003, ganhou o prêmio Maiores e Melhores do Transporte e Logística de 2002, organizado pela Editora OTM, no segmento de transporte rodoviário metropolitano de passageiros, sendo considerada a melhor em desempenho econômico-financeiro entre todas as empresas metropolitanas do país.

Em dezembro de 2003, com 12 sócios e 889 funcionários, contava com 168 ônibus, com idade média de 3 anos.

Em 12 de outubro de 2015, o ponto final da linha 667 (Meyer - Madureira) é transferido do Madureira Shopping para o Terminal Parque Madureira, inaugurado no mesmo dia.

Linhas em dezembro de 2018

254 - Madureira - Candelária
277 - Rocha Miranda - Candelária, via São Cristóvão
456 - Norte Shopping - Copacabana, via Túnel Santa Bárbara
457 - Abolição - Copacabana, via Túnel Santa Bárbara
607 - Cascadura - Rio Comprido, via Estácio, circular
650 - Marechal Hermes - Engenho Novo, circular
667 - Madureira - Méier, circular
686 - Fazenda da Bica - Madureira, circular

Em janeiro de 2019, com 8 linhas, transportava diariamente cerca de 45 mil passageiros.

No dia 28 de abril de 2021, é anunciado, para dentro de algumas semanas, o encerramentos de suas operações. A empresa contava com frota de 150 ônibus, 600 funcionários e oito linhas:

254 - Madureira - Candelária
277 - Rocha Miranda - Candelária
456 - Méier - Ipanema
457 - Abolição - Copacabana
607 - Cascadura - Rio Comprido
650 - Engenho Novo - Marechal Hermes
667 - Madureira - Méier
686 - Fazenda da Bica - Madureira, circular

Em 30 de abril de 2021, os funcionários da empresa entram em greve. A linha 457 (Abolição-Copacabana) passa a ser operada em caráter emergencial pelas empresas Braso Lisboa, Pavunense e Verdun, enquanto as demais linhas ficaram fora de operação. No dia seguinte a Vila Real e a Pavunense assumem a operação da linha 607 (Rio Comprido - Cascadura), uma das mais carregadas da empresa.

No dia 6 de maio de 2021, as empresas Novacap, Pavunense e Vila Real assumem a operação da linha 650 (Engenho Novo - Marechal Hermes).

Em 7 de maio de 2021, as linhas 254, 277, 456, 667 e 686 continuavam fora de operação. A linha 457 estava sendo operada pelas empresas Verdun, Pavunense e Ideal e a linha 607 pelas empresas Novacap, Três Amigos, Redentor, Caprichosa e Tijuca.

Em 22 de fevereiro de 2022, a Prefeitura desapropria dois terrenos para serem convertidos em garagens do sistema de BRT, localizados na Avenida Cesário de Melo 11.800 e na rua Miguel Rangel, 493 em Cascadura, sendo o último uma das antigas garagens da Viação Acari.


Passageiros

1998        33.833.759 
1999        29.205.245
2000        25.892.023
2001        25.796.172
2002        25.693.713
2003        27.000.000

Prefixos da frota

79 00, Lotação
42 500, Ônibus


Linha 457 (General Osório - Abolição) em 18/06/2007. Modelo Marcopolo Viale sobre chassi Mercedes-Benz OF 1722 M


CNPJ: 33.197.120/0001-80

Garagens

Avenida Automóvel Clube, 3439, Colégio
Rua Miguel Rangel, 493, Cascadura
Estrada Velha da Pavuna, 4076, Engenho da Rainha


REFERÊNCIAS:

Viação Acari Sociedade Anônima. Ata da Assembleia Geral de Constituição Definitiva. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 23 maio 1962. Parte I. p.12913.

Viação Acari S.A. Relatório da Diretoria. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 24 abril 1963. Parte I, p. 9631. 

Lotações. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 23 setembro 1964. p.8.

Viação Acari. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 27 abril 1966. p.9.

Viação Acari. Relatório da Diretoria. Assembleia Geral Extraordinária. Convocação. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 13 maio 1967. p.13.

Viação Acari, Ata da Assembleia Geral Extraordinária realizada em 21 de setembro de 1969. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 13 dezembro 1969. Segundo Caderno. p.5.

Trocadores da Viação Acari fazem greve e passageiros andam de ônibus sem pagar. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 julho 1969. p.12.

Força dos motoristas surpreende os patrões. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1979. p.22.

Frescões dão prejuízo e empresários querem seu fim. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro.17 janeiro 1982. p.18.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro de 1982.

Pânico e morte nos ônibus. Última Hora. Rio de Janeiro. 16 julho 1984. p.7.

Grande Rio. Dados Gerais das Linhas por Tipo. Sistema Integrado de Transportes. Relatório Final. 1985. Jaime Lerner Planejamento Urbano. p.20.

A Vitória do Conteúdo. Maiores e Melhores do Transporte e Logística. Novembro 2003. p.38.

Novo terminal de ônibus facilita acesso ao Parque Madureira. Rio Ônibus. Rio de Janeiro. 16 outubro 2015. 

Rodoviários da Viação Acari entram em greve no Rio. G1 Rio. 22 janeiro 2019.

Viação Acari, que comanda oito linhas de ônibus no Rio, anuncia que encerrará as atividades. Extra. Rio de Janeiro. 28 abril 2021.

MOREIRA, Willian. Prefeitura do Rio desapropria dois terrenos para implantar garagens do BRT. Diário do Transporte. 22 fevereiro 2022.

Página lançada em 10 de abril de 2018.

Comentários

Satanésio de Jesus disse…
Mais uma empresa que encerra as atividades. Deixará saudades.