Lourdes


Viação Nossa Senhora de Lourdes S.A.
Desde 1962

Histórico

Empresa de transporte coletivo formada em 1962, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

A sociedade foi fundada através de Assembleia Geral Constituinte realizada no dia 28  de maio de 1962, com frota inicial de 20 lotações, licenciados pelo Departamento de Concessões na linha Meyer - Penha, via Del Castilho.

O capital social da empresa, de 20 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 20 lotações usados, cada um avaliado em 1 milhão de  cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais: 

Antônio Pinto de Magalhães
Placa 4-64-11, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1956, motor 102 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 MBB 651 600
Nº Ordem: 152, capacidade para 20 passageiros

Francisco José Gonçalves Nunes
Placa 5-42-59, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 8152
Nº Ordem: 152, capacidade para 20 passageiros

Pedro Ferreira
Placa 4-89-88, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1958, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 030 0224
Nº Ordem: 246, capacidade para 20 passageiros

Carlos Borges
Placa 5-14-01, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 MBB 750 1236
Nº Ordem: 590, capacidade para 20 passageiros

Amadeu Filipe
Placa 5-50-60, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 4416
Nº Ordem: 610, capacidade para 20 passageiros

Valdemiro Dias de Amroim
Placa 4-71-63, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1956, motor 102 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 MBB 651 8152
Nº Ordem: 826, capacidade para 20 passageiros

José Pinheiro de Faria
Placa 5-47-80, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 4623
Nº Ordem: 967, capacidade para 20 passageiros

Manoel Joaquim Ribeiro
Placa 5-01-88, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 6718
Nº Ordem: 945, capacidade para 20 passageiros

Laudeli Lemos de Oliveira
Placa 5-11-59, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1959, motor 120 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 321 919 040 0254
Nº Ordem: 1095, capacidade para 20 passageiros

Manoel Portos Cadavid
Placa 4-07-57, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1958, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 030 0358
Nº Ordem: 1128, capacidade para 20 passageiros

Jair Lourenço de Matos
Placa 4-41-46, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 102 HP, 6 cilindros
Motor nº I 312 910 3399
Nº Ordem: 1260, capacidade para 20 passageiros

Manoel Rodrigues Filho
Placa 5-28-90, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 MBB 020 3489
Nº Ordem: 1370, capacidade para 20 passageiros

Nelson Fernandes dos Reis
Placa 4-14-08, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1951, motor 100 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 006 8752
Nº Ordem: 1586, capacidade para 20 passageiros

Domingos José dos Reis
Placa 4-42-44, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 MBB 751 0813
Nº Ordem: 1622, capacidade para 20 passageiros

Rogerio Silvino Queiroz
Placa 5-42-36, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1958, motor 100 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 321 919 030 3502
Nº Ordem: 1638, capacidade para 20 passageiros

Deolindo F André G de Oliveira
Placa 5-09-66, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1951, motor 102 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 910 677 51
Nº Ordem: 2135, capacidade para 20 passageiros

Armindo Lopes
Placa 5-10-86, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 4477
Nº Ordem: 2151, capacidade para 20 passageiros

Decio Dias Gonçalves
Placa 5-21-31, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 5719
Nº Ordem: 2188, capacidade para 20 passageiros

José Madureira Paiva
Placa 5-25-41, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 5560
Nº Ordem: 2202, capacidade para 20 passageiros

Geraldo Gonçalves
Placa 4-22-06, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 030 0347
Nº Ordem: 2366, capacidade para 20 passageiros

A empresa inicia suas operações na Linha Meyer - Braz de Pina, com ponto final na rua Santa Fé, no Meyer, ao lado do Corpo de Bombeiros. A garagem localizava-se na rua Antonio Amílcar de Magalhães, em Del Castilho.

Em 1964, a linha de lotações pioneira, Meyer - Braz de Pina, ganha a vista 680 (Meyer - Braz de Pina) e recebe os primeiros ônibus a diesel em sua frota. A tarifa era diferenciada, sendo 75 cruzeiros para ônibus e 50 cruzeiros para os lotações. Os último lotações circulam na linha em dezembro de 1964. 

Em dezembro de 1964, a linha 680 (Meyer-Braz de Pina), tem o seu itinerário prolongado até a Penha, ganhando a vista 679 (Meyer-Grotão). O ponto final  da linha, no Meyer, é transferido do Corpo de Bombeiros para a rua Intendente Cunha Menezes, do outro lado da linha do trem.

Arte Final Eduardo Ferreira


Em setembro de 1967, a Empresa incorpora o patrimônio da extinta Viação Bandeira, assumindo a Linha 622 (Praça da Bandeira-Ramos).


Em 1971 inaugura a linha 954 (Penha-Grotão).

Em 22 de maio de 1972, inaugura a linha 672 (Padre Nóbrega-Meyer), extinta em 1974, parcial da linha 279.

Em fevereiro de 1973, quando estava sob o controle do empresário João de Almeida Lima, foi comprada pela sociedade formada pelos irmãos Salviano, Armindo Lopes Valente e Jaime da Silva Valente, além de José Vieira Leite. O grupo, que para fazer a aquisição, tinha acabado de vender a Viação Forte. Apesar da venda da Viação Forte para a Amigos Leopoldinense, a garagem da Penha Circular foi mantida, onde foi instalada a Lourdes.

Em 1973 contava com frota de 67 ônibus e 300 empregados, explorando as linhas: 

279 - Castelo - Padre Nóbrega, 25 carros
622 - Ramos -Praça da Bandeira, via Sáenz Peña, 22 carros
679 - Meyer-Grotão, 18 carros
954 - Penha - Grotão, 2 carros

Com garagem ainda em Del Castilho, que já não dava conta para abrigar toda a frota da empresa.

Em 1975, a empresa já contava com frota de 92 ônibus e 450 empregados. Em meados de 1978, é extinta a linha 279 (Passeio - Padre da Nóbrega).

Linhas da Viação Nossa Senhora de Lourdes em novembro de 1978

622 (Rodoviária - Penha)   
669 (Padre Nóbrega - Campo de São Cristóvão) via São Luiz Gonzaga
679 (Meyer - Grotão)
954 (Mercado São Sebastião - Grotão)

Em março de 1979 a Linha 669 (Padre Nóbrega - Campo de São Cristóvão) transformada na linha 669 (Meyer - Pavuna), sendo transferida à empresa Auto Diesel no mês seguinte.

Em 1981, assume a operação das linhas 312 (Tiradentes-Ramos) e 313 (Tirdentes-Olaria), substituindo respectivamente as empresas Castelo Auto Ônibus e Viação Forte.

Em 1982, a Empresa contava com frota de 130 ônibus, 800 empregados, e sete linhas em operação, transportando mais de 150 mil passageiros/dia. Em 1985 a frota era de 153 ônibus. Em 1986 a Empresa alcança novo recorde, transportando 160 mil passageiros por dia.


Linha 622 em julho de 1982 com ponto final na Rodoviária Novo Rio


A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 139
Linhas em operação: 7
Passageiros/mês: 2.681.458

Em 1983, inaugura a linha 932 (Penha-Bonsucesso) circular, via Invernada, com o seguinte itinerário: rua José Maria, Café, Avenida Braz de Pina, Monsenhor Alves da Rocha, Ibiapina, Uranos, Democráticos, Itaóca, Uranos, Doutor Noguchi, Itararé, Euclides Faria, Teixeira Franco, Diomedes Trota, Paranhos, Jorge Martins, Delfim Carlos, Aurélio Garcindo, João Rego, Uranos, Ibiapina, José Maurício, Avenida Braz de Pina, Engenheiro Francisco Passos e rua José Maria.


Linhas da Viação Nossa Senhora de Lourdes em 1985
Para ampliar clique na imagem


Em 1988, a Garagem da Penha Circular é reformada e ampliada.

Entre 1990 e 1991, inaugura sua primeira linha especial, a 1061 (Castelo-Penha).

Em janeiro de 1991, em conjunto com a Viação Três Amigos, assume a linha 932 (Penha-Hospital Universitário).

Em 1996, a Empresa contava com frota de 161 ônibus e cerca de mil funcionários.

Em 1997, fazendo frente à concorrência das vans, inicia a operação de micros sem ar-condicionado com capacidade para 25 passageiros e nova identidade visual, reforçando a oferta nos trechos mais carregados de suas linhas.




Em 1999, a  empresa estreia nova pintura, com fundo branco e cores da bandeira do Portugal, junto com novo logo.

Em março de 2008, a empresa assume a operação das linhas circulares Meyer - Del Castilho, via Norte Shopping (661) e via Del Castilho (662), até então exploradas pela Caprichosa Auto Ônibus.

Linhas em 2011

312 - Olaria - Praça Mauá
SP312 - Ramos - Praça Mauá
313 - Penha (Grotão) - Praça da República , circular, via Vila Cruzeiro
621 - Penha - Sáenz Peña, circular, via Mangueira
622 - Penha - Sáenz Peña, circular, via Grajaú
623 - Penha - Sáenz Peña, circular, via Túnel Noel Rosa
625 - Olaria - Sáenz Peña, circular
661 - Meyer - Maria da Graça, circular, via Álvares Cabral/Norte Shopping
662 - Meyer - Maria da Graça, circular, via Del Castilho
679 - Grotão - Meyer

Em agosto de 2013, com 11 carros assume a linha 673 (Meyer–Lucas), até então operada pela Madureira Candelária, com apenas 3 carros.

No final de setembro de 2015, coloca em operação os primeiros novos ônibus modelo Caio Apache Vip IV com chassi Mercedes Benz OF-1519 Blue Tec 5,  inicialmente nas linhas 628 (Penha–Nova América) e 623 (Penha-Sáenz Peña).

Em 6 de fevereiro de 2016, as linhas 661 (Meyer-Maria da Graça) via rua Álvares Cabral/ Norte Shopping e 662 (Meyer-Maria da Graça) via Del Castilho foram extintas e a linha 673 (Meyer-Parada de Lucas) foi encurtada para o trecho Penha - Parada de Lucas.

Fevereiro de 2016

Por volta de 2017, foi extinta a linha 673 (Lucas-Penha).

Linhas em fevereiro de 2021, segundo o Moovit

312 - Candelária - Olaria   
313 - Tiradentes - Penha   
621 - Sáenz Peña – Penha, via Mangueira
622 - Sáenz Peña - Penha ,via Grajaú  
623 - Sáenz Peña – Penha, via túnel Noel Rosa
625 - Sáenz Peña - Olaria   
628 - Nova América - Penha   
679 - Meyer - Grotão   

Prefixo da Frota: 58 000

Sede/Garagem: 

Rua Coronel Amilcar Magalhães, 54, Del Castilho
Rua Salviano Valente, 85, Penha Circular


REFERÊNCIAS:

As passagens de ônibus e bondes aumentam no domingo. O Globo. 1966, julho, 27.Página 10.

Auto Viação Bandeira S.A, Assembleia Geral Extraordinária. Jornal do Commercio. 1967, setembro, 7. Página 12.

Viação Nossa Senhora de Lourdes S.A, Assembleia Geral Extraordinária. Jornal do Commercio. 1967, setembro, 7. Página 12.

Emprêsa de ônibus deficiente. Correio da Manhã. 1969, julho, 4. Primeiro Caderno, página 6.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. 1982, dezembro.

NOEL, Francisco, e, MEZZONATO, Vania. Lourdes 50 Anos. Gráfica Santa Marta.

Página lançada em março de 2018

Comentários

JORGE LUIZ disse…
EMPRESA MARAVILHOSA NOSSA SENHORA DE LURDES.