Amigos Unidos


Transportes Amigos Unidos Ltda.
1956 - 2010

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1956 na cidade do Rio de Janeiro por 18 sócios. 

Inicia suas operações nas linhas de lotação circulares Leme - Gávea, via Copacabana, e Leme - Gávea, via Jockey.

Em março de 1958, a empresa foi transformada em sociedade anônima.

Em 1958, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas de lotação Gávea - Leme são numeradas, ganhando as vistas CS-9 (Gávea - Leme) via Jockey, e CS-10 (Gávea - Leme) via Copacabana.

Em 1961, instala garagem na Estrada da Gávea, 547, na favela da Rocinha. 


Em meados de 1963,  inaugura as linhas de lotação 501 (Bairro Peixoto - Mourisco), via túnel Marquês Porto, e 502 (Bairro Peixoto – Mourisco), via túnel Alaor Prata, extintas no início de 1964.


Lotação da Linha Bairro Peixoto - Mourisco na Praia de Botafogo em 1964
Foto Augusto Antonio dos Santos


Em março de 1964, em função de novo Plano de
Transportes, que baniu os lotações da Zona Sul, os 15 lotações das linhas 591 (Gávea-Leme), via Botafogo e 592 (Gávea-Leme) via Copacabana, são substituídos por 18 ônibus. Os lotações remanescentes  são transferidos temporariamente para as linhas 228 (Praça XV - Engenho Novo) e 222 (Praça XV - Usina) na Zona Norte.

Ainda em 1964, inaugura sua terceira  linha de ônibus, a 545 (Hotel Leblon - Rocinha), via Niemeyer, quebrando o monopólio da Viação Taquara na Rocinha.

Em 1965, assume a operação da Linha 555 (Hotel Leblon - Barra da Tijuca), até então explorada precariamente pela Viação Taquara.

Em 1968, assume a operação das linhas circulares 583 (Cosme Velho - Leblon) via Jockey, e 584 (Cosme Velho - Leblon) via Copacabana, até então exploradas pela Viação Taquara.





Em julho de 1968, com frota de 100 ônibus e cerca de 600 empregados, explorava as seguintes linhas:



Carroceria Modelo Cirb IV Centenário II

Ponto final das linhas 583 e 584 no Cosme Velho em novembro de 1971
Foto Arquivo Nacional


Entre 1971 e 1972, a linha 555 (Hotel Leblon-Barra da Tijuca) foi prolongada até a Cidade de Deus, deixando de atender o Jardim Oceânico. Na mesma época, para atender o Jardim Oceânico, foi inaugurada a linha 554 (Rodrigo Otávio - Barra).


Rua Cedro no Alto da Gávea em junho de 1972
Coleção Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Linhas e frota determinada em 1973

545 - Marquês de São Vicente - Rocinha, 11 carros
554 - Gávea - Barra da Tijuca, 6 carros
555 - Gávea - Cidade de Deus, 11 carros
583 - Cosme Velho - Leblon, via Jockey, 20 carros
584 - Cosme Velho - Leblon, via Copacabana, 20 carros
591 - Gávea - Leme, via Copacabana, 20 carros
592 - Gávea Leme, via Jockey, 20 carros

Em meados de 1973, inaugura a linha 553 (Gávea/Rodrigo Otávio-São Conrado) circular, prolongada até o Leme em janeiro de 1976, recebendo a vista 553 (São Conrado-Leme).

Em outubro de 1974, a Amigos Unidos troca as linhas 583 e 584 pelas linhas 521, 522 e 558 da São Silvestre.


Linha 591 (Hotel Nacional - Leme) na Avenida Atlântica, por volta de 1974, 
ao lado da linha 472 (Triagem - Leme) da Braso Lisboa


Em janeiro de 1977, as linhas circulares 591 (Gávea - Leme) via Copacabana  e  592 (Gávea - Leme) via Jockey foram prolongadas do alto da Gávea até o Hotel Intercontinental em São Conrado, prejudicando os moradores da Gávea que reclamavam dos ônibus já passarem cheios com moradores da Rocinha. No mesmo ano, atendendo às inúmeras reclamações, foram criadas duas novas linhas circulares, com ponto final no alto da Gávea:

593 - Gávea - Leme, via Copacabana 
594 - Gávea - Leme, via Jockey



A linha 553 (Leme-São Conrado)  tinha uma seção 
no Hotel Leblon, atual Avenida Visconde de Albuquerque


A Amigos Unidos, junto com as empresas São Silvestre e Palácio, dividiam o mercado das linhas circulares da Zona Sul. Ambas empresas tinham layout com cores semelhantes (amarelo, azul e vermelho), logo identificadas pela população como as amarelas. As linhas circulares eram mais atrativas pois eram mais baratas que as linhas radiais.

Linhas em 1979



Em 1980, a Amigos Unidos reforça o atendimento na Barra da Tijuca, criando a linha 556 (São Conrado-Barra) circular via Estrada do Joá, com o seguinte itinerário: Avenida Aquarela do Brasil, Niemeyer, Estrada da Gávea, Praça São Conrado, Estrada do Joá, Vitor Konder, Estrada da Barra da Tijuca, Ponte Nova, Praça Euvaldo Lodi, Armando Lombardi, retorno sob a ponte do Canal de Marapendi, Armando Lombardi, Fernando de Matos, Praça Professor José Bernardino, Érico Veríssimo, Sernambetiba, Olegário Maciel, Praça Euvaldo Lodi, Ministro Ivan Lins, retorno sob a ponte da Joatinga, Ponte Velha, Estrada da Barra da Tijuca, Praça Desembargador Araújo Jorge, Estrada do Joá, Praça São Conrado, Autoestrada Lagoa-Barra e Avenida Aquarela do Brasil.

No mesmo ano inaugura a linha 546 (Rocinha-Gávea) circular, com o seguinte itinerário: Estrada da Gávea (Rua 2), Mary Pessoa, Praça Augusto de Lima, Marques de São Vicente, Vice-Governador Rubens Berardo, Padre Leonel Franca, retorno sob viaduto da Autoestrada Lagoa-Barra, Padre Leonel Franca, Praça Sibelius, Avenida Rodrigo Otávio, Praça Santos Dumont, Marquês de São Vicente e Estrada da Gávea (Rua 2).


Carroceria Condor Indústria e Comércio de Ônibus S.A., produzidas a partir de 1981


Em 22 de setembro de 1981, junto com a inauguração da pré-operação do Terminal da Alvorada, a Transportes Amigos Unidos inaugura as linhas 523 (Alvorada-Botafogo) via Copacabana e 524 (Alvorada-Botafogo) via Humaitá.

Em novembro de 1982, atendendo uma antiga reivindicação dos moradores da Barrinha, inaugura a linha 557 (Barrinha-Leme). Mais tarde prolongada até o Itanhangá, e depois até a favela de Rio das Pedras. A linha 553 (Leme-São Conrado), com percurso idêntico ao da linha 557 entre o Leme e São Conrado foi extinta entre 1985 e 1986.

A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 184
Linhas em operação: 15
Passageiros/mês: 3.378.368

No dia 10 de dezembro de 1983, é inaugurada a linha 547 (Rocinha- Metrô Botafogo), uma antiga reivindicação dos moradores da favela da Rocinha. A linha começou a circular com 6 ônibus, com intervalos de 10 a 14 minutos.

Em 13 de setembro de 1984, a Amigos Unidos cria a linha 548 (Leme - Rocinha), reforçando o atendimento na favela da Rocinha.


Linhas da Transportes Amigos Unidos em 1985
Para ampliar clique na imagem

Rua Jardim Botânico na década de 1980


Em 1987, ampliando sua área de atuação para o Centro, assume a operação de 3 linhas da Colúmbia Auto Ônibus:

174 - Estrada de Ferro - Gávea
175 - Estrada de Ferro - Alvorada, via Copacabana
177 - Praça Mauá - São Conrado

Por volta de 1990, foi suprimida a linha 547 (Rocinha-Botafogo).

Em 1991, a Amigos Unidos contava com 220 ônibus, 10 linhas  e cerca de mil funcionários. Na garagem da Rocinha eram guardados 140 carros.

Em 1991, com a paralisação da CTC a Amigos Unidos, em conjunto com a Viação Verdun, assume as linhas:

10 - Fátima - Estrada de Ferro, circular
206 - Castelo - Silvestre
214 - Castelo - Silvestre
407 - Largo do Machado - Silvestre

Linhas em 1992

10 - Fátima - Estrada de Ferro
174 - Central - Gávea
175 - Central - Alvorada
177 - Praça Mauá - São Conrado
206B - Silvestre - Castelo
407A - Largo do Machado - Silvestre
521 - Vidigal - Metrô Botafogo
522 - Vidigal - Metrô Botafogo
523 - Botafogo - Alvorada
524 - Botafogo - Alvorada
546 - Leblon - Rocinha
557 - Itanhangá - Copacabana
591 - Hotel Nacional - Leme, via Copacabana
592 - São Conrado - Leme, via Jockey
593 - Leme - Gávea

Em meados dos anos 90 intensifica-se o transporte informal de kombis e vans,  fazendo concorrência direta  com o transporte regulamentando. Até então só haviam linhas curtas para o acessos aos morros e favelas da cidade, conhecidas como cabritinhos, além de  algumas linhas de ônibus rodoviários piratas pra Baixada Fluminense e São Gonçalo, operadas nos horários de pico. Na zona sul surge a linha de kombis Shopping Rio Sul  – Copacabana – Favela da Rocinha,  além de linhas entre o Centro, Jacarepaguá, Santa Cruz e Campo Grande, via orla, operadas por vans.


Carroceria GLS Bus Ciferal lançada em novembro de 1993


Linhas em setembro de 1994

10 - Fátima - Estrada de Ferro
174 - Central - Gávea
175 - Central - Alvorada
177 - Praça Mauá - São Conrado
206B - Castelo - Silvestre
213A - Castelo - Largo das Neves
214A - Castelo - Paula Matos
407A - Largo do Machado - Silvestre
408A - Dois Irmãos - Estácio
521 - Vidigal - Metrô Botafogo
522 - Vidigal - Metrô Botafogo
523 - Botafogo - Alvorada
524 - Botafogo - Alvorada
546 - Rocinha - Gávea
557 - Copacabana - Itanhangá
591 - Hotel Nacional - Leme
592 - São Conrado - Leme
593 - Gávea - Leme

Fonte: Guia do Passageiro de Ônibus. 1ª Edição. Rio de Janeiro. Setembro/1994. Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro.

Em 2001 a Amigos Unidos solicita a troca do número da linha 174 (Central-Gávea) para 158, em função da má fama após o assassinato de dois passageiros numa tentativa de assalto no ano 2000. O caso gerou até a produção de um filme de distribuição nacional intitulado Linha 174.

Em 2002, a Transportes Mosa, falida, encerra suas atividades. Suas linhas são repassadas às empresas Amigos Unidos e Ocidental.

Em janeiro de 2004, a Amigos Unidos, em pool com a São Silvestre e Transurb, inauguram a linha de integração trem-ônibus C-3 - Central – Castelo, extinta em 15 de agosto de 2012 ao ser substituída pela integração dos ônibus municipais com o cartão Rio Card.


Linha C-10 (Central-Fátima) em outubro de 2004
Foto Marcelo Almirante


Em 2005, a linha 557 (Itanhangá-Copacabana) que estava sendo operada precariamente foi vendida para a Transportes Futuro do Grupo Redentor. 

No mesmo as Amigos Unidos vende sua participação nas linhas 10, 206, 214 e 407 para a Transurb, que assume integralmente a operação das linhas.

Em novembro de 2006, a Amigos Unidos lança nova logomarca .

Em 5 de fevereiro de 2007, inauguração linha de integração metrô-ônibus Pan-07 - Metrô Siqueira Campos – Barra da Tijuca, com tarifa de R$ 3, operada em conjunto pelas empresas Jabour, Real, Amigos Unidos, Pégaso e Redentor, com frota de 20 carros com ar-condicionado.

Em junho de 2007 a  Amigos Unidos inicia a operação dos novos carros Comil Svelto com motor dianteiro Volksbus e suspensão metálica (molas), iniciando a operação sem trocador nas linhas 107 e 175.

Em agosto de 2009, a Amigos Unidos inaugura a operação dos primeiros modelos Gran Via Mascarello.

No dia 6 de novembro de 2010, começam a valer as regras do novo sistema de transporte municipal por ônibus, definidas na Licitação. Com o início da operação do novo sistema foram extintas as seguintes empresas de ônibus: Breda Rio, Auto Diesel, Erig, Amigos Unidos, Feital, Zona Oeste e Top Rio, que não participaram do processo licitatório.

Últimas linhas da Amigos Unidos

107 - Central - Urca
158 - Central - Gávea, circular
175 - Central - Recreio, via Linha Amarela
176 - Central - São Conrado
177 - Praça Mauá - São Conrado
521 - Vidigal - Metrô Botafogo, via Copacabana
522 - Vidigal - Metrô Botafogo, via Jockey
523 - Alvorada - Leme, via Copacabana 
524 -  Botafogo - Barra da Tijuca
546 - Rocinha - Leblon, circular, via Estrada da Gávea
591 - Hotel Nacional - Leme
592 - São Conrado - Leme, via Jockey
593 - São Conrado - Leme, via Copacabana

Prefixos da Frota

56 00, lotações
51 000, ônibus

Garagens

Rua Faro, 77, Jardim Botânico
Rua Adalberto Ferreira, 68, Leblon
Estrada da Gávea, 547, Gávea



REFERÊNCIAS:

Departamento Nacional de Indústria e Comércio. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 1956, outubro, 27. p.12.

Transportes Amigos Unidos S.A. Diário Oficial da União. 19 março 1958. Seção 1, p.22.

Ônibus: Livros vão dizer a verdade sôbre o aumento. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 1962, novembro, 13. p.1.

Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1964, março, 1. Primeiro Caderno, página 10.

Avenida Niemeyer tem  mão única nos finais de semana. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 08 dezembro 1973. p.4.

Rotor. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. Caderno Automóveis. 04 fevereiro 1976. p.3.

Transporte Carente. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 26 janeiro 1977. p.10.

Barra terá 15 novas linhas de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 1981, setembro, 17. Página 15.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. 1982, dezembro.

Traficante fecha empresa de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 1991, janeiro, 25. Página 7.

Página lançada em março de 2018.

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