Garagem da Viação Oeste Ocidental é fechada por determinação da Justiça

24/09/2009 - O Globo

RIO - A Justiça determinou nesta quinta-feira o fechamento da garagem da Viação Oeste Ocidental. Com isso, toda a frota da empresa foi retirada de circulação, e a Secretaria Municipal de Transportes montou esquema emergencial para atender os passageiros das linhas operadas pela Oriental. A decisão veio um dia depois que a juíza Márcia Cunha, da 2ª Vara Empresarial, mandou prender o empresário Norberto Rocha, um dos donos da empresa, por desrespeitar a decisão judicial de retirar das ruas todos os 262 ônibus da linha 397 (Campo Grande-Praça Tiradentes).

A garagem foi lacrada na madrugada desta quinta-feira. De acordo com a decisão, a Ocidental só será reaberta se pagar R$ 1 milhão. Além disso, a juíza dobrou o valor da multa, passando-a para R$ 300 mil por dia caso a decisão seja descumprida. A expectativa da secretaria é que as linhas da Ocidental estejam totalmente cobertas até o final do dia. (Veja fotos da Viação Ocidental lacrada e do protesto dos funcionários)

No esquema montado pela secretaria de Transportes, a Linha 397 será coberta por ônibus das empresas Amigos Unidos, Viação Campo Grande e Viação Bangu. As linhas 746, 747, 748 e 786, pela Jabour; as linhas 811, 812 e 819, pela Viação Bangu; e a linha S-27 pela Pégaso. De acordo com a secretaria, as demais linhas já estavam operando em sistema de pool desde maio deste ano.

Motoristas denunciam problemas em ônibus da empresa

Em entrevista ao telejornal RJTV, da TV Globo, um funcionário da Viação Ocidental, que não quis se identificar, afirmou que os ônibus da empresa estão sucateados.

- Os ônibus não são revisados, não têm manutenção, não têm peça, os consertos que são feitos são feitos com peças tiradas de outros carros que estão na sucata, que batem. Estão tirando peças daquele carro 201, que caiu no viaduto, e colocando nos outros para trabalhar - diz o homem.

Há muito tempo, os passageiros reclamam da situação precária dos ônibus da Ocidental. Só nos últimos cinco meses, 62 veículos da empresa que não tinham condições de circular foram apreendidos em fiscalizações da prefeitura. No início do mês, um ônibus da Viação Ocidental se envolveu num grave acidente que deixou pelo menos três mortos e 25 feridos na Avenida Brasil, estava irregular. De acordo com a secretaria municipal de Transportes, o coletivo estava sem a vistoria.

Desde maio, outras empresas reforçam as linhas da Viação Ocidental, que tem até o fim do ano para regularizar a situação e pagar as multas pendentes. Com a decisão judicial, todas as 25 linhas da viação foram redistribuídas. Em março, a Ocidental sofreu intervenção do município do Rio depois que duas paralisações de funcionários deixaram milhares de moradores da Zona Oeste sem transporte. Eles reclamavam de atrasos nos salários e falta de condições de trabalho.

Comentários